Centro Histórico

O centro histórico é o ponto privilegiado para partir à descoberta de São Brás de Alportel. O adro da Igreja Matriz oferece-lhe uma bela panorâmica, desde o barrocal até ao mar, e no seu entorno, pode encontrar algumas das mais valiosas jóias do património concelhio.

Em pleno coração da vila, pode apreciar os mais vistosos e importantes edifícios. Observe o contraste entre os edifícios altos e imponentes e as modestas habitações térreas, percorra as ruas estreitas, demore-se nos largos, aprecie os magníficos trabalhos em cantaria, as chaminés e as açoteias que caracterizam a arquitectura local.

O edifício dos Paços do Concelho, a bonita casa cor-de-tijolo, que acolheu a Casa das Órfãs e foi berço do ilustre são-brasense Roberto Nobre, o antigo Palácio Episcopal e a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro são locais a merecer a sua visita.

Visitas Guiadas
A Câmara Municipal disponibiliza visitas interpretadas ao Centro Histórico de São Brás de Alportel, gratuitamente, de 3.ª a 6.ª feira, durante a manhã.
Faça a sua marcação através do tel. 289 840 004, através do email: centro.calcadinha@cm-sbras.pt ou dirigindo-se ao Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, na Rua do Matadouro, n.º 2.

Guided Tours
The municipality offers guided visits to the historical centre of São Brás de Alportel, for free, from 3rd to 6th, during the morning.
Make your appointment via Tel. 289840004, via email: centro.calcadinha@cm-sbras.pt or in the “Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha”, in Rua do Matadouro, 2.

Lavadouro e Fonte Nova
Igreja Matriz de São Brás de Alportel