Este fim de semana, celebre a Páscoa em São Brás de Alportel!

30/03/2018

São Brás de Alportel vive, este fim de semana, um dos seus momentos mais especiais com a emblemática Festa das Tochas Floridas, no domingo de Páscoa, 1 de abril, que culmina um conjunto de festividades.

A anteceder ao grande dia, o Largo de S. Sebastião acolhe já nesta sexta-feira, 30 e sábado, um Mercadinho da Páscoa, iniciativa da associação de artesãos, entre as 14h00 e as 19h00.
Para manter a tradição, em plena Serra do Caldeirão, no Campo de Futebol da Cabeça do Velho vai realizar-se a partir das 10h00, o tradicional e muito divertido jogo de futebol disputado entre solteiros e casados, aberto à participação de todos.

A Páscoa tem uma arreigada tradição gastronómica, que é celebrada no Mercado Municipal durante a manhã de sábado, dia 31, com mais uma mostra de “Sabores da Páscoa” e com uma demonstração gastronómica muito especial, que conta com a participação do Chef Manuel Pires e da nutricionista Sara Santos, responsáveis pelo projeto “Quemer saudável e saboroso”.
Os mais jovens estão convidados para uma tarde na Quinta do Peral onde se vai realizar, pelas 16h00, mais uma sessão “Contos na Quinta”, onde vai estar em destaque a história “O Lobo Prateado”.

O domingo de Páscoa começa bem cedo em São Brás de Alportel… com a construção do tapete florido, durante a madrugada, para que pelas 09h00 da manhã as ruas engalanadas possam acolher todos os visitantes. A partir deste momento, iniciam-se também as mostras de sabores (no Largo de São Sebastião) e de artesanato (no Adro da Igreja).. Momentos que antecedes as aguardadas cerimónias solenes pascais na Igreja Matriz, de onde parte às 11h00 a Procissão de Aleluia onde se elevam bem alto as tochas floridas e se canta o tradicional refrão. Nesta edição a Festa é um evento inclusivo com espaço destinado a acolher as pessoas com mobilidade condicionada.
Mais informações: http://www.cm-sbras.pt/pt/menu/639/festa-das-tochas-floridas.aspx
A partir das 15h30, o largo da Igreja Matriz acolhe a Tarde Cultural da festa onde ao artesanato, se juntam os doces e petiscos regionais muito bem acompanhados com vários momentos culturais e musicais, com as atuações da Banda Filarmónica Harmonie des Mineurs de Roche La Molière, do Rancho Típico Sambrasense e da artista Romana.

Na segunda-feira, 2 de abril, pelas 15h00, por iniciativa conjunta a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, Futebol Clube Cabeça do Velho e Câmara Municipal, cumpre-se a tradição do Baile de “Segunda-feira de Páscoa, um Chá Dançante muito especial!

Consulte o seu Guia de Eventos.

Autarquia 360