A Câmara Municipal de São Brás de Alportel associa-se à Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) e alerta para a morte por afogamento, uma das principais causas de morte infantil, em crianças entre os 0 e os 9 anos de idade.
Na praia ou na piscina o perigo é eminente e basta uma pequena distracção para ser fatal!
Em Portugal morreram mais de 34 crianças afogadas nos últimos dois anos, sendo o afogamento a 2ª causa de morte acidental de crianças e jovens. Em 2010, desde o início da época balnear, já foram registadas 7 mortes por afogamento nas praias portuguesas, números a ter em consideração quando as percentagens de mortes por afogamento nas praias rondam os 42% e nas piscinas os 25%.
Números assustadores que revelam mortes, mas que não reflectem as sequelas dos sobreviventes, muitas vezes incapacitados ou com lesões neurológicas permanentes com impactos negativos a vários níveis, de saúde, sociais, económicos, entre outros.
A informação e a prevenção é a melhor arma contra este trauma que assola muitas famílias. No mar deve-se respeitar a sinalização das bandeiras, colocar braçadeiras ou bóias nas crianças e acompanhar o seu percurso na água, de modo a prevenir possíveis situações de perigo.
Em ambientes construtivos, tais como piscinas, poços e tanques, próximos das habitações deve ser instalado um sistema de segurança que vede eficazmente o espaço. Quando as piscinas se encontram descobertas as crianças devem andar sempre com auxiliares de flutuação adequados e bem colocados, braçadeiras ou coletes salva-vidas, no caso de irem brincar para a piscina ou nas proximidades.
A colocação destes materiais preventivos pode marcar a diferença entre a vida e a morte, evitando o cansaço ou qualquer outro tipo de dificuldades, uma vez que a flutuação da criança ou jovem fica assegurada.
Saiba mais em www.apsi.org.pt