Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |domingo, 24 de setembro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

São Brás Acessível

São Brás Acessível

 

 

 

Plano “São Brás de Alportel Acessível para Todos” a tornar São Brás de Alportel cada vez mais inclusivo

 

A recente obra de requalificação do Largo de São Sebastião, livre de barreiras arquitetónicas, foi mais uma conquista na concretização do Plano “São Brás de Alportel Acessível para Todos”, um plano que transporta, acima de tudo, uma mudança de atitude, que tem vindo a tornar São Brás de Alportel num concelho cada vez mais inclusivo.

Aos poucos a paisagem foi mudando à nossa volta e dentro de nós…. As barreiras foram sendo eliminadas, novas rampas foram surgindo, rebaixaram-se passeios, eliminaram-se outros até; elevaram-se passadeiras; construíram-se passeios acessíveis para quem tem quaisquer dificuldades de mobilidade, e já são 5km de rede de passeios acessíveis, criaram-se circuitos acessíveis nas escolas; nasceram zonas picotadas no chão para cegos ou amblíopes; mudaram-se alguns materiais informativos para uma melhor leitura, instalaram-se novas ferramentas de acesso à informação e medidas de acesso à internet para todos… A acessibilidade para todos é uma preocupação constante no planeamento e no trabalho da autarquia. Mais do que um projeto ou política, este Plano é hoje um modo de estar e de olhar na Câmara Municipal.

O Município de São Brás de Alportel é cada vez mais um exemplo na sua preocupação com a acessibilidade para todos. Apresentado ao público em 2011, o Plano “São Brás de Alportel Acessível a Todos” nos últimos 6 anos tem vindo a trilhar um importante caminho, transformando a vila e o município num espaço cada vez mais inclusivo, a que todas e todos podem aceder, desfrutar e viver, apesar das suas limitações ou dificuldades.

A eliminação de barreiras, não apenas físicas, mas também de mentalidades, é o grande objetivo deste plano que é transversal a todas as áreas de ação do município, norteando a estratégia de trabalho em prol da qualidade de vida e do bem-estar dos munícipes, na sua diversidade.

Este projeto é diferente de todos os outros… não visa a construção de uma obra, de um edifício ou de uma estrada…  visa a construção de toda uma comunidade, visa a construção de um município acessível, um município para Todos.

A execução deste plano tece o seu início com a elaboração de um Diagnóstico do concelho e com formação dirigida a diversos setores da Câmara Municipal, procurando um envolvimento global da instituição. Foi também criada uma Comissão Municipal de Promoção das Acessibilidades e elaborado o plano de soluções que progressivamente tem vindo a ser executado, com o constante levantamento de barreiras e adaptação às necessidades e exigências, para garantir a acessibilidade a todos. Começámos por projetos de adaptação dos edifícios municipais para poderem ser acessíveis a todos e passámos a incluir os princípios da acessibilidade em todos os projetos do município, num esforço constante para que os serviços possam ser verdadeiramente acessíveis a todos.

Mas este é um trabalho constante, moroso e difícil porque é preciso eliminar muitas barreiras, mudar velhas práticas e procedimentos… E apesar de muito caminho estar trilhado, há ainda muitas etapas a alcançar.

A criação do Parque da Vila (1.ª e 2.ª fase), da Praça da República e da reabilitação do Largo de São Sebastião, espaços totalmente acessíveis é uma das importantes conquistas deste plano; a par de um conjunto de edifícios municipais como o Mercado Municipal ou o Parque de Desporto e as escolas do concelho onde muito tem sido feito para promover a acessibilidade a quem dificuldades de mobilidade.

Neste momento, está em curso uma intervenção que permitirá garantir a acessibilidade ao 1.º andar do edifício da Câmara Municipal, o que será mais uma etapa fundamental. E brevemente um novo troço da Rede de Passeios Acessíveis, nas Ruas Machado dos Santos e Matos Proença será executado, dado ter sido o projeto vencedor do Orçamento Participativo deste ano, dando continuidade a este projeto que pretende alargar os passeios acessíveis a todo o centro da vila.

Está também a ser preparado um projeto de Turismo Acessível que pretende valorizar São Brás de Alportel como um destino acessível, que será objeto de uma candidatura a uma das linhas de apoio do Turismo de Portugal. Pretende-se envolver a economia local.

Progressivamente, são tomadas novas medidas e encetados novos trilhos neste caminho exigente em que toda a comunidade deve participar. Porque o Plano “São Brás de Alportel Acessível para todos é um projeto de Soluções Integradas, uma missão global, , que nos desafia a ver o TODO e agir num Todo para Todos!

 

 

Para mais informações, contacte-nos: no Centro de Apoio à Comunidade, Rua Serpa Pinto, 27/29 ou pelo tel. 289 840 020 ou através do endereço eletrónico: solidariedade@cm-sbras.pt

Junho 2017

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter