Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |sábado, 21 de outubro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

Apoio a famílias com crianças e jovens com necessidades especiais

Apoio a famílias com crianças e jovens com necessidades especiais

 

A inclusão das pessoas com deficiência é um dos princípios fundamentais das políticas sociais da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, empenhada na promoção da igualdade de direitos e oportunidades a todas e todos os são-brasenses.

No âmbito deste trabalho, que o Município de São Brás de Alportel desenvolve em parceria com entidades locais e regionais, teve lugar no passado dia 8 de setembro, na Galeria Municipal, uma Sessão de Apresentação do Centre Algarve, dirigido às famílias com crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

Na sessão, foram entregues 20 vales oferta às famílias com crianças e jovens com deficiência e necessidades especiais, que dão acesso a um dia especial no Centre Algarve, para conhecer e usufruir de todas as valências e atividades deste alojamento especial. Trata-se da única unidade de alojamento, na Europa, especializada e totalmente equipada para permitir que as pessoas com necessidades especiais possam desfrutar de um período de férias com as suas famílias ou em grupo. Localizado em Moncarapacho, o Centre Algarve conta com 14 quartos, casas de banho acessíveis, jacuzzi e piscinas adaptadas, um centro de descobrimentos, uma cozinha acessível, uma sala sensorial, uma sala de estar, um mini zoológico, espaços de convívio dentro e fora de portas.

O projeto começou a ser dinamizado em 2010 e para a adaptação do edifício e sua envolvente às necessidades dos seus utilizadores contou com a colaboração de 920 voluntários e com diversos donativos individuais e de grupos, como foi o caso do “The Angels Theatre Group”. Marion Griffiths, representante do Grupo é uma entusiasta deste projeto que apoiou com verbas angariadas pelo grupo de teatro e que pela sua mão foi dado a conhecer à autarquia são-brasense.

A sessão de apresentação do Centre algarve pretendeu ser um primeiro passo no estabelecimento de um acordo de colaboração entre o município e esta instituição para proporcionar às crianças e jovens do concelho a utilização deste espaço, como importante complemento às atividades de educação especial, nas escolas do concelho.

Esta iniciativa contou com o apoio do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a colaboração do Grupo “The Angels Theatre Group”, cuja ação benemérita muito contribuiu para a criação deste equipamento no Algarve, bem como do Provedor Municipal do Residente Estrangeiro, a quem cabe a importante tarefa de mediação com esta tão ativa e solidária comunidade.

PUBLICAÇÔES

Newsletter