Site Autárquico São Brás de Alportel

Defesa do Consumidor

São Brás de Alportel zela pela Defesa do Consumidor

A defesa do consumidor é uma área de ação e de preocupação, por parte da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que zela pela defesa dos interesses da população.

Nesta missão tem sido fundamental a realização de parcerias, com diversas entidades e instituições. A parceria com o Centro de Arbitragem e Mediação de Conflitos de Consumo constitui um dos exemplos das parcerias estabelecidas pela Câmara Municipal, de modo a ampliar os serviços ao dispor dos são-brasenses no Centro de Apoio à Comunidade.

Muito útil para a promoção dos direitos do consumidor na comunidade são-brasense tem sido a parceria estabelecida com a Associação de Defesa do Consumidor (DECO), através da qual têm sido desenvolvidas inúmeras ações de informação e esclarecimento, para além de todo um conjunto de serviços e apoios. Mediante alguns apoios concedidos pela Câmara Municipal, a DECO tem concretizado um amplo conjunto de atividades.

Esta parceria tornou possível, por exemplo, realizar sessões de informação junto dos diversos projetos de intervenção comunitária, que a Câmara Municipal desenvolve, nos vários locais do território do concelho, nomeadamente os projetos “Envolve”, nos sítios de Alportel e Machados, “Mais Viver Mais Aprender”, em Mesquita, Peral, Parises e São Romão; e Bem-me-quer, no Espaço Multiusos do Bairro Social João Rosa Beatriz; bem como sessões dirigidas à comunidade em geral.

Vendas Agressivas e Burlas, Saber de Cor os Direitos dos Consumidores, Serviços Públicos Essenciais: Emagreça a sua fatura da Água foram algumas das sessões realizadas, dirigidas a diversos grupos da população, um pouco por todo o concelho.

Estão previstas para os próximos meses sessões subordinadas ao tema “O Essencial sobre Economia Pessoal”.

Em anos anteriores foram realizadas ainda realizadas sessões sobre “Vida Mais Saudável: Cuidados e Benefícios para Seniores, Sabe o Que Está a Comer? e Lar Doce Lar, os Direitos enquanto Sénior.

Uma diversidade de temas cujo objetivo é ter cidadãos mais esclarecidos, conscientes dos seus direitos e deveres, enquanto consumidores e utilizadores.

 

Para mais informações, contacte-nos: Serviços Sociais do Município - Gabinete de Intervenção Comunitária - Centro de Apoio à Comunidade – Rua Serpa Pinto, 29, Tel. 289 840 020 / Correio eletrónico: solidariedade@cm-sbras.pt

 

Autarquia 360