Site Autárquico São Brás de Alportel

A Gastronomia São-Brasense

Gastronomia

No coração do sotavento algarvio, entre o barrocal e a serra, as terras de Alportel conservam uma rica e saborosa gastronomia. Predominam os sabores da alimentação mediterrânica, saborosa e sã: os gaspachos, a açorda de grão com galinha, o cabrito com ervilhas, o coelho bravo temperado com vinho, as sopas.

Não faltam os doces regionais confeccionados à base de mel, alfarroba, figo e amêndoa, os deliciosos figos cheios e as típicas amêndoas tenras de São Brás. Finalmente, o mel, a aguardente de medronho e o licor de alfarroba são sempre uma excelente companhia.

S. Brás de Alportel submete-se à rota das regiões onde claramente se reconhecem características da Alimentação Mediterrânica, embora com a devida especificidade.

Este tipo de alimentação tem sido, nas últimas décadas, objecto de grande interesse por parte de vários estudiosos de ciências da alimentação e nutrição, por se tratar de uma sadia forma de comer, preventora de algumas patologias e promotora de uma vida de excelente qualidade e longevidade.

Livro "São Brás de Alportel à Mesa"
Demonstração Gastronómica
Quinzena Gastronómica - Sabores do Caldeirão
Rota do Caracol
Dieta Mediterrânica
Autarquia 360