Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |sábado, 21 de outubro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

Unidade Móvel de Saúde

Unidade Móvel de Saúde

Por montes e vales, faça chuva ou faça sol, a Unidade Móvel de Saúde tem encontro marcado com os são-brasenses que vivem mais longe, mas que agora estão mais perto da saúde, para controlar a tensão arterial, os níveis de colesterol ou da diabetes, aprender alguns cuidados essenciais a ter com a saúde e ouvir uma voz amiga.

O serviço prestado na Unidade Móvel de Saúde consiste em providenciar o acesso aos cuidados de saúde primários principalmente à população idosa residente em locais mais afastados e com dificuldades em se deslocar ao Centro de Saúde.
 
As principais atividades realizadas na UMS são:
- avaliação de tensão arterial, pulso e gicémia;
- sensibilização das pessoas para os problemas de saúde mais frequentes;
- sensibilização para a necessidade de estilos de vida saudáveis;
- informação à população sobre situações de risco sazonais através de ensinos individuais efetuados no local.
 
Outra atividade não menos importante é o contato direto com os utentes, contribuindo dessa forma para o combate ao isolamento social, em especial nos locais mais afastados da Vila, isolamento esse que se deve essencilamente ao envelhecimento da população, à dispersão geográfica e ao êxodo das pessoas dos locais mais afastados do concelho para os centros urbanos.

A Unidade Móvel de Saúde do Município de São Brás foi adquirida pela Câmara Municipal, mediante um financiamento de 65% pelo Programa Comunitário LEADER +, medida Serviços às Populações e entrou em funcionamento em Maio de 2003.

PUBLICAÇÔES

Newsletter