Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |sábado, 21 de outubro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

Caracterização do Agrupamento de Escolas

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas

 

O Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, em S. Brás de Alportel  é constituído pela Escola Secundária José Belchior Viegas, sede de Agrupamento, a Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Poeta Bernardo de Passos e por cinco escolas do 1º Ciclo (três rurais e duas urbanas), três escolas da Educação Pré-Escolar (duas rurais e uma urbana) e ainda uma escola integrada  de 1º ciclo e jardim-de-infância na zona urbana da vila de São Brás de Alportel.

A Escola Secundária José Belchior Viegas  e a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Poeta Bernardo de Passos, são as únicas escolas públicas deste nível de ensino, no concelho e iniciaram a sua atividade, respetivamente, nos anos letivos de 1996/97 e de 1993/1994. Encontram-se implantadas numa zona com boas acessibilidades e em pleno desenvolvimento urbanístico.

Estas Escolas são reconhecidas como locais de trabalho aprazível, em que professores, alunos e encarregados de educação mantêm uma estreita ligação, unindo assim esforços para melhorar os recursos e o processo educativo, contribuindo para o desenvolvimento pedagógico e social dos seus jovens alunos.

Em 2006, a Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Poeta Bernardo Passos beneficiou de obras de ampliação para responder ao aumento da população escolar: um auditório, uma nova biblioteca e cinco salas de aula.

No ano letivo de 2010/2011, a Escola Secundária sofreu obras de remodelação e ampliação, através da construção de um novo bloco para instalação dos serviços administrativos e direção, sala de professores e gabinetes de trabalho, bem como bar/sala de convívio de alunos, sala de Associação de Estudantes, refeitório e reinstalação da Biblioteca Centro de Recursos Educativos, o que permitiu aumentar o número de salas de aula disponíveis e melhorar significativamente as condições oferecidas à comunidade educativa, designadamente através da criação de um gabinete médico, uma sala para o pessoal não docente e um espaço para a sede da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Recentemente foi possível proceder a obras de remodelação de uma sala para criação de uma cozinha para cursos CEF e Profissionais, dessa área, com o equipamento adequado ao funcionamento específico dos cursos. 

Dada a constituição do Agrupamento, os equipamentos das escolas agrupadas passaram a estar à disposição de toda a comunidade escolar.

A EB1/JI é uma escola de construção recente que entrou em funcionamento no ano letivo 2006/2007. As infraestruturas e equipamentos das outras escolas e jardins-de-infância apresentam-se em bom estado de conservação, mercê de frequentes obras e investimentos que a Câmara Municipal efetua.

As Escolas do Agrupamento tentam promover uma maior aproximação às famílias e sociedade em que estão inseridas, através da animação dos espaços escolares com exposições, feiras e colóquios, tendo como lema pedagógico ajudar os alunos no seu crescimento como cidadãos. Para isso promovem e incentivam os alunos a participar em passeios, visitas de estudo, espetáculos, de modo a dar a oportunidade às crianças e aos jovens de conhecerem e participarem noutras comunidades de modo a que o crescimento seja equilibrado nas suas vertentes pedagógicas, sociais e pessoais.

As escolas deste agrupamento, sendo uma referência no Concelho, continuam a sua importante tarefa de melhorar a qualidade educativa.

A população do concelho de São Brás de Alportel, ao contrário do que se regista a nível nacional, está a crescer muito rapidamente. A população escolar do concelho reflete essa situação, que se deve ao facto do concelho apresentar uma localização geográfica favorável aliada a uma boa qualidade de vida.

PUBLICAÇÔES

Newsletter