Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |quarta-feira, 20 de setembro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

A Biblioteca

Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro

Situada no coração do centro histórico da Vila de São Brás de Alportel, no terreno de uma antiga fábrica de moagem de cereais e defronte à velha via romana, que ligou São Brás de Alportel a Faro, a Biblioteca é um dos equipamentos culturais e educativos do município cuja missão é promover a literacia e a formação ao longo da vida da comunidade são-brasense, contribuindo para a sinergia necessária ao seu desenvolvimento harmonioso, e salvaguardar o património literário e espiritual, registado na bibliografia e na tradição oral.

A Biblioteca Municipal acolhe e regista como seus leitores todos os residentes, trabalhadores e estudantes do Concelho de São Brás de Alportel que, após o seu registo como leitores, usufruem dos serviços prestados a título gratuito, com excepção de cópia, impressão e digitalização de documentos, cujo preçário é anualmente fixado pelos serviços administrativos da Câmara Municipal.

Através do serviço de empréstimo inter-bibliotecas, da Rede de Bibliotecas do Concelho e da Rede de Bibliotecas Municipais do Algarve, os leitores podem aceder a documentos existentes nas restantes bibliotecas locais e regionais.

A Biblioteca Municipal possui um acervo documental que abrange um vasto leque temático em diferentes tipos de suportes documentais: livros, jornais e revistas, CD e discos em vinil; DVD e cassetes vídeo; CD-ROM e DVD-ROM.

A coleção de livros para adultos, jovens e crianças totaliza os 35.721 exemplares e a coleção audiovisual e eletrónica é constituída por 4.833 documentos. A este fundo documental acrescentam-se exemplares de manuscritos, livros, jornais, revistas e fotografias digitais, que constituem os espólios e doações de alguns ilustres são-brasenses.

O edifício da biblioteca Municipal foi desenhado pelo serviço de obras da Câmara Municipal.
Os serviços que disponibiliza ao público encontram-se distribuídos por dois pisos, e todos os documentos se encontram em livre acesso.
O público acede à Internet e aos catálogos da Rede de Bibliotecas, por wireless, em todo o edifício ou através da rede de computadores disponíveis nas várias salas.

 

  • Biblioteca Itinerante para Adultos “Biblioteca Fora de Si”
    Estante de livros do cafe com livros

    Iniciado e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, entre 2011/2013, o que permitiu a criação de um fundo documental inicial, constituído por ficção de lazer e livros sobre saúde, desporto, hobbies e divulgação científica, o projeto tem continuidade com o apoio exclusivo da autarquia e tem revelado um aumento significativo da taxa de leitura.

    O objetivo é permitir à população adulta, cujos horários de trabalho e ritmo de vida não permitem uma visita regular à Biblioteca Municipal, o acesso à leitura de lazer.

    Criando e espalhando espaços de acesso à leitura em diferentes zonas da vila e do concelho, a biblioteca abre-se para o exterior e vai ao encontro do seu público.

    Os postos de leitura criados são: Pastelaria Dofir, Salão de Chá Amor-Perfeito, Piscinas Municipais Cobertas; Pavilhão Desportivo Municipal; Mercado Municipal; Associação do Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel; Sala de Professores da Escola Secundária; Sala de Professores da EB 2/3 Poeta Bernardo Passos; Centro de Convívio de Parises e o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul. No Mercado Municipal, no Centro de Convívio de Parises e no CMR-Sul o empréstimo é presencialmente orientado e apoiado por uma técnica da Biblioteca Municipal, duas vezes por mês.

    Quinzenalmente é trocada a colecção que foi disponibilizada em cada posto de leitura e o registo do empréstimo /devolução é feito pelos leitores que frequentam esses locais.

  • Biblioteca Itinerante Infantil “Livros sobre Rodas”

    Iniciada em 2005 com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian para a aquisição do fundo inicial, este serviço mantém-se com o apoio exclusivo da autarquia e tem por objectivo proporcionar o empréstimo domiciliário de livros infantis a todas as crianças que frequentam os jardins-de-infância e as escolas do 1.º ciclo do concelho.

    De modo a contrariar a crescente escolarização da leitura, este serviço, apesar de percorrer todos os estabelecimentos de ensino públicos e particulares, permite que os livros, cujos autores, colecções ou temas são do agrado das crianças, sejam por elas escolhidos, com o apoio e a orientação de uma técnica da Biblioteca.
    O principal objetivo é fomentar o prazer e o hábito da leitura.

    A coleção é constituída por livros infantis para bebés e crianças, contos de autores portugueses e estrangeiros e alguns títulos de divulgação científica para crianças. Contém um pequeno núcleo de edições sobre actividades educativas e lúdicas a realizar com crianças sob orientação dos seus educadores e professores.

    Quinzenalmente, todas as crianças podem requisitar 3 livros.

  • Espólios e Doações de São-Brasenses

    Nesta rubrica estão considerados as ofertas de partes significativas de bibliotecas particulares e de arquivos pessoais e não as ofertas avulsas.

    Foi doado à Biblioteca Municipal o espólio do patrono – Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro, que está a ser inventariado e digitalizado.

    Entre as bibliotecas particulares recebidas, destacamos a de Roberto Nobre, de João Belchior Viegas, da Professora Doutora Maria Manuel Valagão e do Dr. João Pires da Cruz.

    O empréstimo domiciliário é reservado, mas a consulta local dos documentos inventariados e catalogados é aberta a todos os adultos, registados com cartão de leitor inventariados e catalogados.

  • Fundo Local

    Este fundo, mantido em separado da colecção geral da sala de adultos, é constituído por obras de autores são-brasenses e algarvios e obras cujo tema é São Brás de Alportel e o Algarve.
    Segue a mesma organização temática da colecção da sala de adultos.

    O fundo pode ser consultado no catálogo on-line e presencialmente numa área de acesso mais restrito.

    As primeiras edições raras e as edições de autor já antigas não estão disponíveis para empréstimo domiciliário.

  • Sector de Referência

    A sala anexa ao Sector de Adultos, acondiciona a coleção de obras gerais e de referência – enciclopédias gerais e temáticas; dicionários de línguas e especializados; atlas diversos e obras gerais, de temática variada, em vários volumes.

    A sala dispõe, também, de computadores e mesas de trabalho individual e em grupo.
    As obras gerais e de referência, devido ao seu carácter de pesquisa geral, não estão disponíveis para empréstimo domiciliário.

    Por motivos de espaço, é nesta sala que se encontra o Fundo em Língua Alemã - coleção de livros de ficção e ensaio em língua alemã, oferta da Biblioteca Pública de Ülm, cuja doação, transporte e catalogação foram organizados pelo leitor e amigo da Biblioteca Municipal - Sr. Walter Sulzer. Este fundo tem crescido com ofertas de leitores de nacionalidade alemã residentes no concelho.

    Nesta sala, e também pelos mesmos motivos, encontram-se o Fundo em Língua Inglesa e o Fundo em Língua Espanhola.

  • Sector de Adultos

    Disponibiliza em livre acesso e organizado por áreas temáticas e disciplinares todo o fundo de livros para adultos. A sala de leitura, ampla e luminosa, permite um espaço reservado para estudo individual ou em grupo e zonas de leitura informal.

    O utilizador pode usufruir de computadores e de serviços de cópia, impressão e digitalização.

    Neste sector está centralizada a validação do registo de leitores.

  • Sector Audiovisual

    A coleção áudio está organizado tematicamente em música pop/rock; jazz/blues; música do mundo; música portuguesa, música clássica e fonogramas não musicais. A coleção de cinema separa os filmes de ficção dos documentários e da filmografia portuguesa.

    Os documentos eletrónicos estão separam as obras gerais (enciclopédias, dicionários), as obras educativas e os documentos lúdicos.

  • Sector Juvenil

    Os jovens adolescentes têm uma sala equipada com a literatura juvenil, computadores com acesso à Internet, espaços organizados para trabalho individual ou em grupo, espaços de leitura informal e jogos em grupo.

  • Sector Infantil

    Dispõe a coleção de livros de acordo com a faixa etária dos pequenos utilizadores. A colecção está organizada por temas e suportes documentais: bebeteca; literatura infantil de autores portugueses; literatura infantil de autores estrangeiros; livros científicos de temas diversos; literatura infantil em língua inglesa; literatura infantil em língua alemã; música, cinema e jogos.

    O acesso à Internet é orientado, pois as crianças dispõem de um atendimento permanente por parte dos técnicos da biblioteca, que lhes oferecem, também, várias atividades lúdicas e apoio ao estudo.

    O espaço disponibilizado e os serviços prestados permitem total autonomia e um acolhimento reservado apenas a crianças e familiares acompanhantes.

    A sala infantil tem em anexo a Sala do Conto, exclusiva para a atividade da Hora do Conto.

  • Sector de Publicações Periódicas

    Disponibiliza, numa sala de leitura em livre acesso, jornais nacionais, regionais e locais e revistas temáticas diversas. Existem, também, títulos de revistas e jornais em inglês e alemão.

  • Balcão de Atendimento

    Orienta e informa sobre os serviços disponíveis na biblioteca; controla o empréstimo domiciliário, devoluções e reservas. Presta um serviço de apoio à comunidade, informando sobre os serviços e os programas educativos e culturais existentes no concelho.

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter