Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |domingo, 24 de setembro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

Actividades Permanentes

  • Hora do Conto Infantil

    Actividade diária organizada para bebés e crianças de acordo com marcação prévia.

    Realiza, a pedido dos seus utilizadores, horas do conto em escolas e jardins-de-infância, que tenham dificuldades em se deslocarem ao edifício da Biblioteca Municipal.

  • No aconchego das palavras – Hora do Conto Sénior

    Atividade quinzenal que leva a narração e dramatização de contos ou a leitura de livros, textos ou crónicas de jornal à população mais idosa e a doentes com dificuldade de se deslocarem à Biblioteca Municipal.

    • Hora do Conto no Centro de Convívio de Parises
    • Hora do Conto no Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia
    • Hora do Conto no Centro de Medicina de Reabilitação do Sul
  • Tapete Voador – Hora do Conto para a Família

    Actividade mensal, sempre no 2.º Sábado de cada mês, que pretende envolver a família – pais, irmãos, avós e crianças – na narrativa de contos infantis.

  • Contos na Quinta

    Em colaboração com o Centro de Interpretação e Educação Ambiental - Quinta do Peral, a Biblioteca Municipal desloca-se no último Sábado de cada mês para proporcionar uma hora do conto às crianças e aos seus familiares em visita a esta Quinta Pedagógica.

  • Maratona de Contos - As histórias são como as cerejas

    Programa anual, realizado no mês de Maio, que proporciona um convívio entre gerações em torno do momento do conto e da arte de o narrar. Realizado ao longo de vários dias, pelo palco desfilam fábulas, contos tradicionais, dramatizações, fantoches e contos cantados por crianças, jovens, adultos e seniores.

  • Quem do Alto Olhar

    Actividade de troca de saberes, registo de tradições e memórias com a comunidade residente na zona serrana do concelho, no âmbito da promoção social dinamizada pelo projeto LARA.

  • Feira do Livro

    Anualmente, na semana anterior às férias da Páscoa, a Feira do Livro, organizada pela Rede de Bibliotecas do Concelho, abre à comunidade e, em particular, à comunidade educativa, uma apresentação e venda das mais recentes edições e um programa cultural dirigido a crianças, jovens e adultos.

  • Clube de Leitura

    Criado no dia 23 de Abril de 2003, sob orientação de João Belchior Viegas, com o objetivo de fidelizar os amantes da leitura, o Clube de Leitura Ler para Viver, transformou-se, após 10 anos de convívio, num grupo de amigos que partilham os seus amores e desamores pelos diversos títulos e autores, mensalmente escolhidos.

    Aberto a quem gosta de ler, mesmo que não goste de partilhar publicamente os seus pontos de vista sobre a leitura mensal, são bem-vindos todos os que sentem o fascínio dos livros e da literatura.
    Em 2014, ano do centenário do Município de São Brás de Alportel, o Clube irá dedicar-se à leitura dos autores são-brasenses, que contribuíram com o seu arrojado espírito de cidadania para a criação do Concelho.

  • Aniversário do Patrono da Biblioteca Municipal

    Após a atribuição do nome do Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro como patrono da Biblioteca Municipal, no dia 8 de Novembro de 2003, anualmente, nessa data, a Biblioteca organiza um evento que relembre, perpetue e divulgue a multifacetada obra, o carácter íntegro e a monumentalidade da sua pesquisa sobre o Algarve, no âmbito da etnografia, dialetologia e toponímia algarvias.

    São convidados estudiosos e especialistas destas áreas científicas para compararem a pesquisa do Dr. Estanco Louro com a actual investigação.

    A maior parte da obra de investigação do Dr. Estanco Louro encontra-se inédita e manuscrita. A Biblioteca Municipal tem procurado salvaguardar este espólio, digitalizando e transcrevendo, e deseja brevemente colocar muitos destes inéditos para pesquisa on-line na futura Biblioteca Digital São-Brasense.

  • Biblioteca de Jardim

    Nas tardes de Verão, após o encerramento do ano escolar, a Biblioteca promove nos jardins da Vila de São Brás de Alportel um serviço de empréstimo de livros e momentos de hora do conto.

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter