Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |segunda-feira, 23 de outubro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

Iniciativas e Projetos

Iniciativas para o Centenário

O Centenário apenas iniciou a 1 de Junho de 2014, prologando-se por um ano de atividades e iniciativas, das quais apenas elencamos alguns dos muitos exemplos:



  • Monumento ao Centenário

    Monumento do Centenário ergue-se em plena Avenida da Liberdade

    O resultado dos convites formulados para apresentação de projeto e execução da edificação de um Monumento do Centenário foi revelado em reunião de Câmara, no passado dia 24 de fevereiro, sendo o vencedor o arquiteto são-brasense António Aresta.

    Este Monumento de homenagem aos fundadores do concelho será concretizado com recurso a uma empresa construtora local. Os trabalhos terão início em março decorrendo até ao final do mês de maio, para que no dia 1 de junho se revele ao público, este símbolo maior de cidadania, democracia e luta pelo bem comum, sendo este um dos momentos altos do encerramento das comemorações do centenário.

    O Monumento do Centenário será colocado na Rotunda da Avenida da Liberdade, a principal via do centro urbano do município, um merecido lugar de destaque para todos os são-brasenses e visitantes.

  • Recriação Histórica

    Nos dias 30 e 31 de maio, São Brás de Alportel convida todas e todos a comemorar o Centenário do Concelho!

    Artesanato,

    Espetáculo,

    Petiscos…

    E muitas surpresas!

    Vamos reviver 100 anos do concelho de São Brás de Alportel, 100 anos de memórias são-brasenses. Comece desde já a preparar-se para esta Viagem de 1 Século!

    Pode participar nesta recriação de forma livre e espontânea, vestindo-se ao estilo da época durante este fim de semana. Faça parte desta história e divirta-se connosco, em família ou entre amigos!

    Poderá também aventurar-se e participar ativamente na organização desta grande festa integrando um dos setores do evento.

    Informe-se através do Tel: 289 840 000/19 /email: centenario@cm-sbras.pt

    Esta é a sua História! Contamos consigo!

    mais informação

    Documentos para Download

  • Desafio Presépios de Natal 2014

    Neste mês que antecede a quadra festiva do Natal lançamos-lhe o desafio:
     > Criar um presépio original com recurso aos mais diversos materiais e muita imaginação.

    Esta iniciativa destina-se a:

     > Associações, entidades e a toda a população, no sentido de valorizar e estimular a criatividade aplicada às tradições natalícias.

    Os presépios participantes serão expostos em locais públicos, ou se preferir à janela, na montra da sua loja, no seu espaço comercial, ou noutro local que permita mostrar
    a diversidade dos usos e costumes do Algarve.

    Preencha a sua ficha de inscrição disponível para download ou dirija-se ao Gabinete do Munícipe, na Câmara Municipal, Rua Gago Coutinho nº 1,  até dia 28 de novembro 2014.

  • Criação de marca turística associada à doçaria

    Apesar das comprovadas tradições doceiras de São Brás de Alportel, o seu incremento, observado nas últimas décadas, deve-se sobretudo ao engenho e dinamismo de um conjunto de mulheres são-brasenses que hoje contribuem para o prestígio e bom nome daquela atividade e do nosso Concelho. A experiência revelou que a valorização dos conhecimentos tradicionais (saberes e fazeres) aliado a uma natural criatividade e espírito de inovação, tem-se constituído como recurso de desenvolvimento e criação de emprego.

    Os novos usos do território suscitam estratégias de desenvolvimento a partir, entre outros, de processos de certificação de produtos locais e investimento na identidade cultural. Desta maneira, a doçaria é, em São Brás de Alportel, uma referência cultural.

    Consolidar a atividade doceira de São Brás de Alportel, qualificar, certificar e criar uma identidade própria, associada a toda uma estratégia de comunicação, para estimular o crescimento deste setor estratégico para a promoção turística do município, são os principais objetivos deste projeto.

  • A História contada pela rua

    Para além das exposições nas galerias e espaços fechados, o centenário sairá à rua, com exposições que se encontram aqui e ali, de modo a convidar a população a redescobrir a história do município, contada pelos lugares que guardam esta Memória.

    Conheça as exposições do Centenário.

  • A Cultura sai à Rua

    Não são apenas as exposições que saem à rua, também os espetáculos, as performances, a arte, nas suas mais diversas manifestações, a cultura que vai ao encontro das pessoas… redescobrindo espaços, com novos olhares sobre a realidade, espaços imprevistos, momentos inesperados vão fazer parte destas celebrações.

  • Itinerário Histórico dos Lugares

    E se os edifícios contarem a sua história e nos levarem por esta viagem por 100 anos de memórias? É com estes objetivos que serão colocadas placas com informação muito sumária da história dos lugares, nas casas do centro histórico que têm ou tiveram funções públicas ou relevante interesse. Desta forma, os visitantes e residentes podem de uma forma muito simples e apelativa, ter acesso à história destes edifícios que são Marcas da Nossa História.

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter