Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |sexta-feira, 18 de agosto de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

Reabilitação das Dependências

O desafio da Reabilitação e Reintegração Social na luta contra as Dependências

As dependências, principalmente o consumo de drogas e de álcool, constituem-se como um dos mais graves flagelos da nossa sociedade, que importa combater, na construção de uma comunidade mais solidária, mais coesa e mais inclusiva.

A par da prevenção, que é a ação prioritária neste campo, a reabilitação assume-se igualmente como um importante eixo de ação, para promover a recuperação e integração social dos indivíduos com este tipo de adições.

Neste âmbito, e no exercício das suas competências e atribuições, na área social, a Câmara Municipal tem procurado ao longo dos anos, prestar apoio, em parceria, primeiro com o Instituto Droga e da Toxicodependência (IDT) e mais recentemente com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) da Administração Regional de Saúde do Algarve; e de acordo com as disponibilidades financeiras da autarquia, ao tratamento e recuperação de dependentes de substâncias psicoativas, residentes na área do município, oriundos de meios social e economicamente carenciados, de modo a possibilitar a sua reabilitação e integração na comunidade.

Nos últimos cinco anos a Câmara Municipal apoiou cerca de uma dezena de munícipes, com problemas de consumos de droga e álcool, através da atribuição de um apoio pecuniário de 70€ mensais, pagos diretamente às instituições, para fazer face a despesas inerentes ao internamento em Comunidades Terapêuticas. Os internamentos têm normalmente uma duração que se prolonga entre um ano e um ano e meio, consoante o tipo de adição.

Nas situações que têm sido apoiadas pela autarquia, temos vindo a verificar uma crescente prevalência de indivíduos dependentes do consumo de álcool, uma realidade que nos preocupa bastante, visto que se trata de uma substância legal, cujo consumo está generalizado e é socialmente aceite. Todos precisamos estar mais atentos e mais comprometidos com esta luta que deve ser de toda a sociedade e de todos nós!

Encarar o problema, assumir e querer mudar, é o primeiro passo neste caminho! Quanto mais cedo iniciar a intervenção maiores serão as possibilidades de sucesso!

Como esta é uma problemática que afeta bastante os indivíduos e as famílias que são atingidos por ela e tem reflexos bastante negativos para a própria sociedade em termos sociais, de saúde e mesmo de segurança, a Câmara Municipal, apesar dos constrangimentos orçamentais existentes, resultantes da atual conjuntura económica do país, continuará a apoiar os munícipes que necessitem, de forma a que possam refazer as suas vidas e voltem a desempenhar um papel ativo e útil na sociedade onde estão inseridos.

Porque acreditamos que todos devemos direito a uma segunda oportunidade!

 

 

Para mais informações contacte:

Serviços Sociais do Município no Centro de Apoio à Comunidade, na Rua Serpa Pinto, 25/27  - 289 840 020/ solidariedade@cm-sbras.pt

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter