Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |sexta-feira, 18 de agosto de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

GRUPO SOCIAL de São Brás de Alportel, 5 anos a fazer da União Força!

O trabalho em rede e proximidade entre os diversos serviços e instituições sociais, com partilha e espírito de entreajuda tem sido o caminho certo para ajudar quem mais precisa e construir, progressivamente, uma comunidade são-brasense mais solidária e mais feliz.

São diversas as entidades locais e regionais, os serviços e as instituições que desenvolvem trabalho na área social, acompanhando, muitas vezes, os mesmos agregados familiares, nas diferentes dimensões de uma mesma situação.

Perante esta realidade, para somar recursos e vontades, multiplicando o conhecimento das situações e a eficácia nas respostas para as necessidades das pessoas e das famílias, a Câmara Municipal criou em 2011 o Grupo Social de São Brás de Alportel. Trata-se de uma estrutura informal, que integra os diversos serviços que desenvolvem trabalho social no território do concelho, e que tem-se mostrado fundamental, no conhecimento e acompanhamento das situações sociais, permitindo com maior eficácia, encontrar as melhores soluções para ajudar quem mais precisa.

O Grupo Social integra: a Vereadora da Ação Social e todos os técnicos dos serviços sociais do município; o Presidente da Junta de Freguesia e a técnica de intervenção social da freguesia; elementos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; representantes da Segurança Social; a técnica do Gabinete de Inserção Profissional (parceria com o Instituto de Emprego); a assistente social do Centro de Saúde de São Brás; o Comandante do Posto da GNR local e o Comandante Operacional Municipal, simultaneamente Comandante do Quartel de Bombeiros Voluntários de São Brás.

O Grupo Social reúne-se mensalmente, há já 5 anos, contando 65 sessões às quais se juntam muitas ações e missões. Da ordem de trabalhos constam sempre dois pontos fundamentais: a partilha de informações relevantes sobre os projetos sociais em curso, o que permite o maior envolvimento de todos os parceiros; a análise das situações sociais que se encontram com maior vulnerabilidade. Caso a caso, as situações são analisadas, partilham-se informações relevantes para a compreensão da situação e encontram-se em conjunto as melhores soluções para uma intervenção integrada. São definidas ações a realizar, estratégias a tomar, visitas e procedimentos que prontamente são colocados em marcha, com resultados muito positivos, apesar das dificuldades e constrangimentos de uma área tão delicada como a área social.

Naturalmente, o trabalho do Grupo Social não se esgota nas suas reuniões mensais, ao longo do mês, os membros do grupo estão muito próximos e ligados nesta rede solidária, partilhando informações e realizando em conjunto todas as ações necessárias.

É também desta constante partilha, pelo conhecimento profundo da realidade, Que tem sido possível criar novos projetos e respostas sociais, tais como a Loja Social; a Plataforma de Ajuda Alimentar; o Fundo Social de Emergência; o Programa de cariz habitacional “Mão Amiga”; o Grupo de Intervenção Sénior e o SOS Sénior e os diversos projetos de intervenção comunitária como o ENVOLVE, para as aldeias rurais e o Bem Me Quer no Espaço Multiusos do Bairro João Rosa Beatriz.

 

Contacte- nos: Centro de Apoio à Comunidade : tel. 289 840 020 / solidariedade@cm-sbras.pt

Julho 2016

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter