Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |sexta-feira, 18 de agosto de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

BOLSAS DE ESTUDO PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, UMA AJUDA NO PRESENTE, UM INVESTIMENTO NO FUTURO

Na procura de respostas sociais, que vão ao encontro das reais necessidades da nossa população, sobretudo perante um contexto financeiro cada vez mais difícil para as famílias, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem vindo a implementar várias medidas de apoio social, com vista a fomentar a coesão social e a qualidade de vida dos seus munícipes.

Neste sentido, desde 2011, ano em que a Câmara Municipal criou esta nova medida de apoio às famílias, todos os anos são atribuídas pela autarquia bolsas para prosseguimento de estudos no ensino superior a jovens são-brasenses, provenientes de meios sociais desfavorecidos.

Considerando a educação como uma pedra basilar na edificação do futuro, pretende a Câmara Municipal, com a concessão deste apoio, proporcionar a todos os jovens, iguais condições de acesso a um ensino de qualidade, condição suprema para o seu pleno desenvolvimento.

As Bolsas de Estudo para prosseguimento de estudos no Ensino Superior concedidas pelo Município de São Brás de Alportel são apoios pecuniários concedidos pela autarquia a alunos que acedem, pela primeira vez a um curso de ensino superior, apresentando bom aproveitamento e mérito escolar e com comprovadas dificuldades económicas, mas que não são alvo de bolsas de estudo atribuídas pelo Estado. Pretende-se justamente, com esta medida, auxiliar os jovens e as famílias, que não são abrangidas pelas medidas estatais, mas que apresentam baixos recursos e precisam de uma ajuda no presente, para proporcionaram aos seus filhos ou netos um investimento de Futuro.

A bolsa é atribuída aos estudantes se maiores de 18 anos ou, caso contrário, aos respetivos encarregados de educação, de Novembro a Julho, num total de 9 mensalidades.

O apoio é concedido em prestações mensais cujo valor equivale a 1/5 do salário mínimo nacional, calculado com referência ao mês de Novembro.

Caso o estudante transite de ano, com bons resultados, a bolsa é renovada anualmente até ao final da obtenção do curso de licenciatura.

Anualmente, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel publica, em edital e no sítio do município na internet (www.cm-sbras.pt) a abertura do concurso para a atribuição de novas bolsas de estudo.

As candidaturas são entregues nos Serviços Sociais da Câmara Municipal (sedeados no Centro de Apoio À Comunidade) de 1 a 30 de Novembro.

Esta medida foi implementada pela primeira vez no ano letivo 2011/2012, tendo já apoiado individualmente 10 jovens são-brasenses, o que corresponde, até ao momento, à atribuição de 21 bolsas de estudo, num investimento total que supera os 20.000 euros.

Este apoio já permitiu apoiar jovens são-brasenses a frequentar cursos superiores tão diferentes como sejam Medicina, Gestão, Educação Social, Design de Comunicação, Desporto, Sociologia, Relações Internacionais, Enfermagem, Biotecnologia ou Fisioterapia, em diversos estabelecimentos de ensino superior, nomeadamente: a Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; o Instituto Politécnico de Portalegre, e o Instituto Politécnico de Setúbal.

É com imensa satisfação e orgulho que em cada novo ano letivo a Câmara Municipal de São Brás de Alportel renova esta aposta, para ajudar os jovens a conquistar os seus sonhos.

A atribuição deste apoio por parte do município tem vindo a revelar-se uma ajuda imprescindível na formação académica e profissional destes jovens, que têm assim a oportunidade de ganhar novos conhecimentos e competências muito importantes para a construção do seu futuro.

 

Acede ao regulamento municipal e aos formulários necessários aqui:

http://www.cm-sbras.pt/pt/menu/636/regulamentos-e-normas-municipais.aspx#atribuicao-de-bolsas-de-estudo

 

Para mais informações, contacte-nos: no Centro de Apoio à Comunidade, Rua Serpa Pinto, 27/29 ou pelo tel. 289 840 020 ou através do endereço eletrónico: solidariedade@cm-sbras.pt

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter