Site Autárquico de São Brás de Alportel

Início |segunda-feira, 23 de outubro de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |
-a +A
Mapa

Iniciativas

Portal da Criança - CPCJRecriação hirtórica - CentenárioFeira da SerraDocumentar São Brás

Município de São Brás de Alportel apoia Museu do Trajo com acolhimento de investigadores

09/03/2017

Município de São Brás de Alportel apoia Museu do Trajo com acolhimento de investigadores

Numa parceria que a Câmara Municipal de São Brás de Alportel mantém com o Museu do Trajo, todos os anos este equipamento cultural, com uma dinâmica e gestão singulares no sul do país, recebe regularmente investigadores de todo o país e de diferentes pontos do globo para desenvolver projetos de âmbito cultural no concelho são-brasense.

Mediante a oferta de residência, disponibilizando os espaços para o efeito de que dispõe o Centro de Apoio à Comunidade, a Câmara Municipal tem apoiado o Museu do Trajo no acolhimento de investigadores nacionais e estrangeiros que chegam regularmente a São Brás de Alportel.

Um caso muito recente foi o de Sendy Ghirardi, natural de Itália, que esteve no Museu do Trajo a trabalhar numa tese de doutoramento sobre a influência que a participação cultural e social da comunidade exerce na determinação do bem-estar psicológico do ser humano. A escolha do Museu do Trajo de São Brás de Alportel prendeu-se com o facto deste núcleo museológico promover a participação cultural da comunidade, lançando estímulos culturais à população que assume uma participação ativa, reforçando o conceito de gestão cultural partilhada.

Durante a sua estadia, Sendy entrevistou e reuniu-se com perto de uma centena de pessoas que partilham desta experiência proporcionada pelo Museu. Do seu estudo resultou uma análise cuidadosa sobre um cenário que pode ser inspirador para futuras reflexões sobre museologia.

Pelo reconhecimento que a Câmara Municipal atribui ao compromisso que o Museu do Trajo assume com a comunidade são-brasense, no acesso à cultura, na promoção de uma participação ativa e pela dinâmica cultural com uma programação pautada pela qualidade, é com enorme agrado que o Município mantem esta parceria, garantindo alojamento nas instalações do Centro de Apoio à Comunidade aos investigadores nacionais ou estrangeiros que ambicionem desenvolver os seus projetos em São Brás de Alportel.

AGENDA

PUBLICAÇÔES

Newsletter