Início |segunda-feira, 1 de maio de 2017 | Mapa do Site | Adicionar aos favoritos |

Portal da Criança - CPCJDocumentar São BrásDesafio Fotográfico “Algarve Genuíno, Artes e Ofícios”

São Brás de Alportel e Loulé celebram protocolo de Rastreios de Acuidade Visual na Infância com Administração

05/04/2017

Protocolo de Rastreios de Acuidade Visual na Infância

Na sequência do Plano “Vale + Família” e a pensar na qualidade de vida das crianças e jovens são-brasenses, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel celebrou, no passado dia 3 de março, um protocolo de cooperação para a Promoção da Saúde Visual na Infância.

Este protocolo estabelecido entre o município de São Brás de Alportel, Loulé e a Administração Regional de Saúde visa garantir a todas as crianças integradas no ensino Pré-escolar e Primeiro ciclo acesso ao Rastreio de Acuidade Visual Infantil.

O Rastreio é gratuito e vai ser efetuado pela Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Portellus, Equipa de Saúde Escolar em colaboração com as Equipas de Saúde Infantil, com o objetivo de prevenir e identificar precocemente potenciais alterações oftalmológicas nas crianças. Após a deteção precoce, as crianças, em caso de necessidade, serão atempadamente referenciadas para a consulta de oftalmologia da unidade de Faro do Centro Hospitalar do Algarve para confirmação do diagnóstico e o respetivo tratamento.

A cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Dr. Paulo Morgado, e os Presidentes das Câmaras Municipais de Loulé, Dr. Vítor Aleixo, e de São Brás de Alportel, Dr. Vítor Guerreiro, foi realizado esta segunda-feira, dia 3 de abril de 2017, na sede da ARS Algarve, estando previsto o início do rastreio no decorrer do mês de maio.

No âmbito deste protocolo de cooperação as autarquias vão proceder à aquisição dos equipamentos necessários à realização do rastreio, disponibilizando-os às equipas de saúde escolar das Unidades de Cuidados na Comunidade do respetivo concelho, à contratação de prestação de serviço de médico oftalmologista para, em caso de necessidade, fazer o eventual acompanhamento das situações identificadas, assim como, informar e articular com os agrupamentos de escolas do concelho com vista à participação das crianças no rastreio. As equipas de saúde escolar, após articulação com a direção dos agrupamentos de escolas envolvidas, vão efetuar o rastreio em contexto escolar e, encaminhar para o médico de família, através do encarregado de educação, as crianças com rastreio positivo e necessidade de consulta de especialidade para posterior referenciação para o Centro Hospitalar do Algarve.

O Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro referiu que “a qualidade de vida passa sobretudo pela saúde e este apoio é fundamental para o bem-estar das crianças são-brasenses. É uma medida que visa facilitar a identificação precoce de casos oftalmológicos e em última análise para o sucesso escolar e qualidade de vida destas crianças”.