Site Autárquico São Brás de Alportel

O Gabinete Municipal de Proteção Civil e Defesa das Florestas alerta: Subida da temperatura exige reforço de medidas preventivas!

16 de junho 2017

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se para os próximos dias a existência de um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais:Devido a uma massa de ar muito quente transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste da Galiza e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, prevêem-se temperaturas elevadas, em especial a máxima, pelo menos até domingo. •    Os valores da temperatura máxima irão variar, na generalidade do território, entre 30 e 36ºC, com exceção de alguns locais do interior, onde se poderão atingir valores entre 37 e 40ºC, e da faixa costeira a norte do Cabo Raso, onde as temperaturas não deverão ultrapassar 26ºC, aproximadamente.•    Entre os dias 16 e 18, a temperatura máxima poderá atingir valores entre 40 e 43ºC nas regiões do interior e entre 35 e 39 ºC nas regiões do litoral.•    A temperatura mínima irá subir gradualmente esperando-se, a partir do dia 17, valores da ordem de 20-22ºC em quase todo o território, podendo mesmo atingir 23/25ºC em muitos locais, em especial do interior.O vento será moderado, sobretudo nas terras altas e as humidades relativas serão inferiores a 30% na generalidade do território continental.Perante esta previsão meteorológica é aconselhável a adoção das seguintes MEDIDAS PREVENTIVAS.