Site Autárquico São Brás de Alportel

Kuick... e os ecos do "Auto Mercado São Brás"

Multimédia0

 

Prosseguimos o nosso caminho, por Vales da Memória…

  

Nesta edição, e para celebrar a reabertura do Troço Sul da Av. da Liberdade, fomos até ao n.º 37, onde funciona o estabelecimento e self-service e cafetaria Kuick, gerido pela família Neto, um caso sério de empreendedorismo local, com mais de 4 décadas.

   

Os são-brasenses José e Maria da Luz Neto enamoraram-se nos bailaricos da sua juventude. O namorico levou-os ao altar em setembro de 1971, já lá vai quase meio século! Passados poucos meses do casamento, a costureira e o barbeiro fizeram as malas para se juntarem à irmã de José Neto, no Canadá, onde trabalharam na hotelaria e na construção durante três anos.

Em junho de 74, a família decidir regressa a São Brás de Alportel para montar um moderno supermercado, em sociedade com a irmã e o cunhado de José Neto, Isilda e David Encarnação, que haveria de chamar-se “Auto Mercado São Brás”.

O estabelecimento foi instalado na loja n.º 27 (onde agora funciona o pronto-a-vestir Sublime), e foi não apenas o primeiro supermercado da vila, mas até mesmo um dos primeiros supermercados “self-service” do Algarve, o que suscitou muita curiosidade na época e até deu direito a reportagens em canais internacionais!

Curiosamente, no final da década de 70, Damásio Viegas propôs a criação de uma secção de talho no estabelecimento, secção que como aqui já lhe contámos, em 1980 deu lugar ao Talho Damásio, da loja n.º 33 da Avenida.

… Naquela época, no n.º 37 funcionava a Delegação de Saúde. Com a abertura do Hospital de São Brás e posterior alteração de serviços, o edifício foi colocado à venda e o casal Neto aproveitou então essa oportunidade. Nos primeiros tempos cederam o espaço à Florista Leonilde, que também faz parte da família e teve aqui a sua primeira loja.

O casal reconstruiu o espaço que no piso térreo tinha inicialmente três armazéns arrendados para uma perfumaria, uma loja de roupa e uma garrafeira gerida pela família. Nos pisos superiores construíram a casa da família.

Com o avançar dos anos, os negócios que funcionavam nos armazéns acabaram por fechar e em 1999 José Neto e o filho Steve começaram a pensar em remodelar o espaço e montar um café/pastelaria/geladaria. “Achávamos que em São Brás era tudo muito lento e queríamos uma coisa rápida”, lembra Steve observando que esse conceito deu lugar ao nome do espaço: Kuick.

Quando começam a proliferar as grandes superfícies o “Auto Mercado São Brás” começou a ter dificuldade em competir e em 2003 decidiram trespassar o negócio ao Alisuper.

No Kuick mantiveram-se atentos às tendências do mercado e dos clientes, começaram a ter um prato do dia e aos poucos foram aumentando a variedade. O sistema self-service , inovador no concelho, tem já 10 anos contínuos de atividade, mas com várias remodelações do espaço e atualização da marca e logotipos.

Atualmente, além do self-service que conquistou os são-brasenses, são ainda muito procurados pelas tostas XXL, pelas baguetes e pelos crepes.

Ruben, o filho mais novo do casal, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e ainda trabalhou na hotelaria algarvia, mas em 2011 decidiu juntar-se à equipa da família.

Garantem que um dos segredos do sucesso é uma equipa harmoniosa em que todos sabem as tarefas e responsabilidades. Asseio, preço, qualidade, bons funcionários e bom atendimento são os restantes ingredientes para o sucesso alcançado pela família Neto.

Mais recentemente, Steve aproveitou a vaga que surgiu numa loja ao lado e abriu a “Hamburgueria da Vila”, que veio criar uma resposta aos apreciadores das hamburguerias artesanais. Convidados a olhar para o futuro, não colocam de parte a hipótese de expandir a marca ainda que, para já, estejam a tentar perceber o rumo que a pandemia vai dar à economia e aos negócios da restauração.

 


 

Não perca esta rota e descubra estes espaços tradicionais que fazem parte da nossa História! 

Sugira-nos lojas e empresas com histórias. Entre em contacto connosco: tel: 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt