Site Autárquico São Brás de Alportel

À conversa com o Grupo Jasmim

Multimédia0 

Em março de 2017, damos a conhecer o Grupo Jasmin, exemplo da integração cultural das comunidades estrangeiras em São Brás de Alportel

O Grupo Jasmim foi fundado em dezembro de 2014, por iniciativa de Olga Vintonyak, natural da Ucrânia. A residir em São Brás de Alportel desde 2007, Olga decidiu, em conjunto com um grupo de amigos da comunidade imigrante de nacionalidade ucraniana residente no concelho, criar um grupo musical inspirado na música tradicional do seu país.

É com um profundo entusiasmo que Olga Vintonyak recorda como o grupo tradicional de música ucraniana, ao qual viriam a dar o nome de Jasmim, foi formado no curto espaço de tempo, aproximadamente um mês, demonstrando a enorme vontade, espírito de união e partilha de todos os seus membros em manter viva e presente a cultura e tradições do seu país natal, a Ucrânia.

O grupo Jasmim é constituído por 14 elementos que dão voz à música tradicional ucraniana, fazendo-se acompanhar por instrumentos musicais como o violino, o acordeão e o címbalo, e que nas suas atuações vestem o traje tradicional do seu país. A iniciativa foi tão bem acolhida na nossa comunidade que o grupo recebeu um convite do Diretor do Museu de São Brás de

Alportel, Emanuel Sancho, e passou a poder usufruir de um espaço localizado no museu, sendo hoje o local onde semanalmente se reúnem para realizar os seus ensaios e também para organizar os já inúmeros concertos e atuações públicas para os quais têm vindo a ser convidados.

A estreia em público do grupo Jasmim teve lugar num Concerto de Natal organizado pelo Grupo “Amigos do Museu”, que se concretizou no Museu do Trajo e que contou também com a presença de outros grupos: “Veredas da Memória”, de música tradicional portuguesa e “Bella à Capela”, um coro que junta cantores de diversas nacionalidades. Proporcionando uma pequena surpresa, no final do concerto o Grupo Jasmim brindou o público com a encenação da chegada do Pai Natal e a distribuição de prendas para todos os presentes.

Atualmente, o Jasmim conta com diversas atuações no concelho de São Brás de Alportel, que como já vem sendo hábito mantém a cultura do seu país natal e a forte tradição de cantar as “Janeiras”. Também participou no encontro de culturas “Cores da Terra”, que decorreu no Cineteatro em 2016, e comemorou o dia 14 de agosto, data em que se assinala a liberdade da Ucrânia, com um concerto que se realizou no museu, dirigido para a comunidade em geral, como mostra da partilha da cultura, integração e diversidade cultural presente no nosso concelho.

Para além destas atuações, o Grupo Jasmim tem marcado presença em diversos eventos, iniciativas e locais do concelho de São Brás de Alportel, nomeadamente, na Santa Casa da Misericórdia, Museu, Cineteatro, bem como atuou em diferentes locais de culto e igrejas, a convite da Paróquia de São Brás de Alportel e de Faro.

Olga Vintonyak e os membros do Jasmim sublinham que o grupo está recetivo à entrada de novos elementos que desejem integrar o mesmo, e abrem as suas portas a qualquer nacionalidade desde que estejam interessados em conhecer melhor a cultura musical da Ucrânia e partilhem esta paixão pela música tradicional. Atualmente, e prova desta abertura, é a existência de um elemento que tem nacionalidade portuguesa e toca acordeão, um instrumento com forte presença na música popular portuguesa.

O Grupo tem as suas portas abertas quer para integrar novos membros quer para realizar atuações e por isso deixa-nos os seus contactos: Grupo Jasmim - email: olgavintonyak2@gmail.com