Site Autárquico São Brás de Alportel

Uma homenagem a Camilo Brito

O Município de São Brás de Alportel presta reconhecida e sentida homenagem, com a colaboração dos seus familiares

 

Camilo Viegas de Brito nasceu no dia 4 de outubro de 1952, em São Brás de Alportel.

Em 1973, no ano em que completou 21 anos de idade, ingressou no serviço militar, onde esteve até 1975.

No 25 de abril de 1974, o jovem militar estava em Évora a formar Batalhão, já estava mobilizado para seguir para a Guerra Colonial, mas depois ficou a pensar que já não iria... Viveram-se tempos de grandes incertezas… Começaram a dizer para não sair de casa, ouvia tudo através da rádio.

Mas para sua surpresa, partiu depois para Angola, província de Zala, a 22 de maio daquele mesmo ano. A esposa, na altura namorada, conta-nos que na altura chorou muito, com receio do que por lá pudesse acontecer…

Em Angola, Camilo foi condutor. Como foi para a Guerra depois do 25 de abril, era tudo mais calmo. Tinha até oportunidade de passear. Conta-nos que boa recordação que tem é da camaradagem, fazia comida para todos e brindavam à amizade todos os dias.

Camilo desvendou-nos também que teve várias madrinhas de guerra.

O episódio que mais o marcou foi quando estavam a formar os partidos... O Quartel onde estava ficava no meio, entre a FNLA, numa ponta, e a UNITA na cidade, havia guerra, as balas passavam por cima do quartel… Ainda houve uns quantos feridos. Numa noite ia a caminho do quartel e começaram a estalejar balas por cima de si, meteu-se debaixo do Unimog e ainda hoje parece ouvir o tiroteio…

 

O regresso foi feliz, veio de avião até Lisboa e de Lisboa de táxi até à Tareja, casa dos pais.

Camilo costuma participar nos encontros de antigos combatentes. Recorda-se de que o primeiro em que participou foi em Pombal.

 

Veja mais no Grupo de Memórias do Facebook.