Site Autárquico São Brás de Alportel

À conversa com Stephen Heard

Nesta edição damos a conhecer Stephen Heard, mais um bom exemplo de integração na comunidade de São Brás de Alportel.

Stephen Heard nasceu em Bury, cidade do norte de Manchester, no Noroeste da Inglaterra.

A sua vida profissional começou num laboratório de uma fábrica têxtil local. Ainda antes de abrir o seu laboratório de testes com um sócio, trabalhou na indústria de fabrico de papel e no Aeroporto de Manchester em limpezas e catering de aviões.

“Cruzou-se” pela primeira vez com São Brás de Alportel entre 2016 e 2017 quando andava à procura de casa no Algarve.

“Já passava férias no Algarve há 20 anos e tinha visitado muitos lugares em toda a região. Mas São Brás tem algo diferente. Tem algo mais do que os outros locais que visitei. Suponho que tenha sido a simpatia de todas as pessoas que conheci e com quem falei, havia algo especial”, recorda.

Cativado que ficou, comprou casa nas Mealhas e, em 2017, mudou-se de “malas e bagagens” em conjunto com a sua companheira de longa data: Angie. Amigos e familiares não tiveram outra hipótese senão aceitar porque Stephen diz que “estava determinado”.

“Ao viver em São Brás, estamos longe das zonas mais populosas e agitadas junto à costa. Gosto da vida pacata e encontrei em São Brás o lugar ideal onde afortunadamente posso ir para qualquer lado com uma curta viagem de bicicleta!”, acrescenta.

Nos tempos livres aproveita para se dedicar aos seus passatempos preferidos. Adora aviação e desporto. Além de acompanhar jogos de futebol na televisão, diz que sempre que pode vai assistir aos jogos da União Desportiva Sambrasense. Mas é a fotografia que mais o entusiasma, tendo vindo a publicar regularmente nos grupos de Facebook locais as suas fotografias de São Brás, mas também eventos, natureza, património, entre outros temas. Sempre generoso a partilhar os seus olhares artísticos, recentemente colaborou com o município assinando a foto da capa da São Brás Acontece deste mês de maio de 2022.

“Acho que São Brás de Alportel é muito fotogénica. Tem uma beleza interior que tento capturar”, comenta.

Sobre a vida em São Brás, diz que gosta de como as pessoas são amigáveis, da arquitetura do Centro Histórico, da abundância de lojas e dos bares e restaurantes que diz nunca o terem desiludido.

Sobre a vida na comunidade, Stephen diz: “Sinto-me integrado na comunidade. Todas as pessoas nos cumprimentam e sorriem, o que me faz sentir bem-vindo e não só nas Mealhas em também na vila”.

 

Nota: para obter mais informações sobre estes interessantes trabalhos, contacte a Casa do Artesão no Centro de Artes e Ofícios, tel. 289 840 210 / casadoartesao@cm-sbras.pt

São Brás de Alportel, maio de 2022

 

Espaço da responsabilidade do Município de São Brás de Alportel, sob coordenação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, localizado no Centro de Apoio à Comunidade

Texto: Sofia Silva

Caso gostasse que a sua história ou a história de alguém que conhece, fosse contada nesta coluna, contacte-nos: tel. 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt