Site Autárquico São Brás de Alportel

Recordações das Noites da Verbena

Espaço da responsabilidade do Município de São Brás de Alportel – Pelouro do Património

Sugira-nos lojas, empresas e casas com histórias. Entre em contacto connosco: 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt

 

Agosto é o mês dos reencontros, por excelência, este ano com um especial significado, pois marca o regresso dos abraços há dois anos adiados, pelo distanciamento decretado pela Pandemia por COVID 19.

Neste mês especial, não trazemos as memórias de uma Loja com História, mas de um espaço com História, que durante gerações foi a grande Sala Cultural e de Eventos, ao ar livre, de São Brás de Alportel: o Jardim da Verbena.

 

Neste mês de abraços e de encontros, de regresso de emigrantes, de sonhos escritos em noites quentes… convidamos a saborear algumas memórias das Noites da Verbena (fotografias integradas na publicação “São Brás de Alportel, 90 anos de Memórias”)…  quando garbosos bailes e divertidas películas de cinema ao ar livre animavam o Jardim da Verbena.

 

O Jardim da Verbena foi durante muitos anos o ponto de encontro e centro cultural da comunidade são-brasense. Ali se realizavam os eventos, os bailes e as iniciativas. Ali nasceu o Concurso de Vestidos de Chita, que ali regressaria numa Gala Memória, muitas décadas depois, em 21 de agosto de 2010.

Ali se realizavam divertidas e emotivas sessões de Cinema ar Livre, na década de 1940, enquanto se alimentava o sonho de um dia, que se tornou realidade a 21 de dezembro de 1952, São Brás de Alportel poder vir a ter o seu CineTeatro!

 

Multimédia0

  

São Brás de Alportel * Memórias

 

As memórias são o nosso tesouro comum. Partilhe as suas memórias em fotografia ou vídeo no Grupo “São Brás de Alportel Memórias” da rede social Facebook.

Criado a 16 de outubro de 2020, no Facebook, o grupo “São Brás de Alportel * Memórias”, atualmente com mais de 3600 membros, têm vindo a revelar uma dinâmica crescente e a envolver cada vez mais são-brasenses, nos 4 cantos do mundo, que neste espaço partilham memórias e histórias.

 

Este grupo, da responsabilidade do Pelouro do Património do Município, nasce no âmbito do projeto de criação da Rota da Memória de São Brás de Alportel e é mais um

instrumento de partilha e conhecimento da memória são-brasense, onde todos podem participar!

 

Agradecemos, desde já, a todos quantos contribuem para a sua dinâmica e ajudam a enriquecer este baú de memórias da família são-brasense.

 

Para mais informações, contacte-nos: municipe@cm-sbras.pt / 289 840 019

 _____

Não perca esta rota e descubra estes espaços tradicionais que fazem parte da nossa História! Pode descobrir mais no sítio do município em www.cm-sbras.pt

Textos: Sofia Silva / Marlene Guerreiro

Sugira-nos lojas e empresas com história. Contacte-nos: 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt