Site Autárquico São Brás de Alportel

Ponto de venda de Bacalhau, Queijos e Enchidos do Mercado Municipal “Rosália Sousa”

Espaço da responsabilidade do Município de São Brás de Alportel – Pelouro do Património Sugira-nos lojas, empresas e casas com histórias. Entre em contacto connosco: 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt

Multimédia0

Inspirados nas memórias de antigamente, este mês decidimos ir ao Mercado Municipal, que já conta com mais de 54 anos! Abriu as portas em abril de 1968 e já conta com muitas gerações de vendedores e clientes que aqui escrevem a sua História.

 

E nesta visita ao Mercado Municipal de São Brás de Alportel, logo percebemos que a venda de bacalhau, enchidos e queijos está garantida pelo posto de venda de Rosália Sousa, onde a Carla oferece aos visitantes este bonito sorriso há mais de 2 décadas!

 

Conta-nos que foi Américo Veríssimo que vendia fruta no Mercado que incentivou a família a vir vender a São Brás aos sábados. Começaram então por vender na rua, mesmo ali ao pé do Café Água Branca, gerência que ainda hoje mantem a cafetaria do Mercado,

 

Mais tarde, passaram para a zona interior e venderam também no Mercado Provisório, no espaço do antigo Lagar de Azeite, no decurso das obras de Requalificação deste edifício.

 

Quando o mercado reabriu as suas portas, em outubro de 2010, passou a contemplar um espaço para este ponto de venda, que ocupa atualmente.

 

Carla Romão começou a ajudar Rosália na banca de São Brás de Alportel há 23 anos. Começou como funcionária, mas o amor fez das suas… e algum tempo depois passou a ser nora de Rosália.

 

"A clientela é fiel", conta-nos. Portugueses maioritariamente, mas notam cada vez mais clientes estrangeiros residentes. "Só vendemos produto nacional", frisa Carla.

A qualidade é a simpatia são os ingredientes essenciais deste negocio onde os clientes são amigos.

 

A confiança é cultivada e ganha também pela forma como atendem os clientes.

 

Agosto e dezembro são os melhores meses de vendas, ou seja, no Natal e no verão quando chegam os emigrantes.

Carla diz que já têm enviado encomendas para outros países. "Eles têm saudades dos nossos produtos e de vez em quando encomendam"!

 

Mas para conhecer melhor esta Banca com História, o melhor mesmo é visitar o Mercado Municipal!

 

 ____

Não perca esta rota e descubra estes espaços tradicionais que fazem parte da nossa História! Pode descobrir mais no sítio do município em www.cm-sbras.pt

Textos: Sofia Silva / Marlene Guerreiro

Sugira-nos lojas e empresas com história. Contacte-nos: 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt