Site Autárquico São Brás de Alportel

Miguel Vaz - LIMITE Performance & Wellness

 

Este mês damo a conhecer o projeto desportivo do jovem empreendedor são-brasense Miguel Vaz, LIMITE, um projeto que procura reunir ferramentas necessárias para ajudar a melhorar a performance física, assim como o bem-estar, através do exercício físico.

 

Miguel Vaz, atleta federado de Futebol desde os 6 anos de idade e licenciado em desporto, condição física e Saúde pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior, conta-nos como tudo começou…” A ideia de construir o meu projeto em São Brás de Alportel já vem desde a minha ida para a Universidade. Sempre fui, com o desejo de voltar. Sempre vi muita potencialidade e que podia dar mais a São Brás de Alportel.”

 

A ideia começou por ser aproveitar potenciais espaços exteriores do concelho e juntar uma família sem limites para realizar os treinos de grupo ao ar livre. Há também a possibilidade de escolher vários tipos de treino personalizados, 1x1, aumentando o desempenho do atleta de competição ou não.  “O LIMITE nasce no meu estágio, em contexto de integração e envolvimento com a comunidade, onde apostei nos treinos Outdoor, algo que me desse prazer e ao mesmo tempo marcasse a diferença, e na altura, era algo que podia explorar.”

Após a licenciatura, o início do contacto profissional foi marcado pela incerteza e nervosismo de começar algo novo. “Apostei no meu primeiro negócio desde o início da minha carreira e fui obrigado a crescer nesse aspeto. O nome do projeto também esteve longe de ser decidido à primeira. O nome “LIMITE” surgiu durante uma conversa com a minha mulher, que faz carreira em marketing, e de certa forma ajudou-me muito no arranque. A partir do nome, foi mais fácil construir tudo o resto, foi tudo fluindo naturalmente.”

 

Uns meses depois de iniciar, chegou a COVID-19, e uma vez que é um trabalho que envolve o contacto com as pessoas, nessa altura teve de apostar no online por algum tempo… “algo que confesso não ser o maior adepto, mas que tive de seguir, mesmo para sobreviver na fase embrionária do LIMITE. Se não me engano, 1 mês depois de iniciar os treinos Outdoor, o COVID-19 obrigou-nos a ficar em casa, mas demos a volta por cima.”

 

Além do projeto LIMITE, Miguel desenvolveu conjuntamente com um amigo, um segundo projeto, chamado ATHLETE PERFORMANCE FACTORY, onde conta com um espaço físico na rua António Rosa Brito. “Atualmente com o início do meu segundo projeto, as parcerias que procuramos são com os clubes desportivos, desde o futebol ao ciclismo, e todas as entidades que achemos relevantes para o nosso trabalho, visto que para além dos treinos outdoor, também temos um grande foco no treino com atletas. Contei desde sempre com o apoio do Município, pela oportunidade de usufruir dos espaços públicos para o início do projeto e também com a União Desportiva e Recreativa Sambrasense, que permitiu dar seguimento aos treinos em tempos de chuva. Agradeço também aos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, que em tempos ajudaram com o seu pavilhão.” 

Como cada treino é diferente, é nos convívios que se vão formando as melhores memórias da sua carreira… “Guardo tudo, tudo ajuda ao crescimento do projeto, mas sinceramente, o presente. Sou muito agradecido pelos atletas que tenho prazer de treinar, tenho um ambiente espetacular nos treinos, o que me ajuda no meu trabalho e que me dá ainda mais gozo, vontade de aprender e crescer. Para sempre, fica o início deste ainda recente projeto. Foi algo muito importante para mim.”

“O meu desejo para os próximos 5 anos? principalmente poder ter melhores condições para continuar a acolher mais atletas e até treinadores… “Sonhar não custa, por isso, desejo ter melhores instalações para trabalhar e desenvolver os meus clientes e atletas. Ser melhor que hoje, manter a consistência que me trouxe até aqui e quem sabe, crescer a equipa de treinadores, atualmente somos 2. Basicamente é isto, mais formação e melhores instalações, com o ambiente de sempre.”

 

Que conselho daria a alguém que quer ser empreendedor?

"Para arriscar, as ideias dentro da bolha nunca passam de ideias. Para estarem preparados para trabalhar mais que ninguém, porque vai ter de ser o vosso trabalho que vai alavancar o vosso negócio para outros patamares.”

 

São Brás de Alportel é um terreno fértil para o empreendedorismo?

Para Miguel, sem dúvida! “Sim, no Desporto então, muito. Sabemos que São Brás, para além da localização, tem condições para crescer neste ramo. Há muitas oportunidades de negócio aqui."

 

Existem mais sonhos? “Sim, a minha experiência, fora de área do Desporto, deixa-me com vontade de alargar horizontes, mas esta ideia fica ainda na bolha…”

Conheça melhor o projeto de Miguel Vaz

Telemóvel: 917 916 637

Facebook: https://www.facebook.com/limitefit Instagram: https://www.instagram.com/limitefit

 


 Texto: Joana Revez –  Espaço Jovem / Marlene Guerreiro [coordenação]

Caso deseje participar nesta iniciativa, contacte-nos: 289 840 019 / jovem@cm-sbras.pt