
Este espaço museológico constitui um ponto de passagem obrigatório para o conhecimento da história e etnografia da região algarvia. Fundado em 1986, está inserido num edifício apalaçado, do séc. XIX, onde são constantes as decorações de estilo tardo romântico. Inicialmente propriedade do industrial corticeiro Miguel Andrade, é testemunho da expansão económica que São Brás de Alportel conheceu na época, quando se assumiu como um dos mais importantes centro corticeiros do país.
O Museu do Trajo ocupa uma área de 5000 m2. O edifício senhorial que ao longo dos últimos 130 anos foi moradia das famílias Dias, Andrade e Sancho, encontra-se rodeado por infraestruturas que satisfaziam as necessidades de uma família abastada de finais do século XIX: casa de criados, mirante, cavalariças, cocheira, oficinas, casas agrícolas e horta. Aqui e ali os equipamentos indispensáveis à vida: poço e nora, moinho de vento, depósitos de água, cisterna, tanque de lavagens, canais de rega...
Embora de nítida influência urbana, o edifício retrata o modo de vida de uma família rural e endinheirada do interior algarvio. Os ventos de um romantismo tardio que soprou pelo Algarve durante as últimas décadas de oitocentos, deixaram em São Brás de Alportel este testemunho: pátios interiores, linhas neo-árabes, recantos, reixas, portas rematadas em forma de ferradura.
Hoje, os tempos mudaram e como espaço museológico, este conhece um novo uso e diferentes funcionalidades. Há poucos anos, um novo edifício de traço contemporâneo, veio integrar-se na mescla de visões e influências que já existia. O lugar, esse, ganhou um novo fôlego ao abrir as portas a todos, sendo vivido pelas pessoas da terra como ponto de encontro de pessoas e de ideias.
Para mais informações visite o site do Museu do Trajo.
Morada:Rua Dr. José Dias Sancho, 618150-141 Sõo Brás de Alportel
Coordenadas GPS:N 37,152617W 7.885442
Horário de Funcionamento: Segunda - Sexta | 10h00 – 13h00; 14h00 – 17h00Sábados, domingos e Feriados | 14h00 – 17h00
Contactos:Tel. 289 840 100E-mail: geral@museu-sbras.comSite: http://www.museu-sbras.com