Site Autárquico São Brás de Alportel

A Cortiça

Tiradores de Cortiça

Dizem os mais velhos que, com facilidade, se contam em mais de cem, as fábricas de cortiça existentes no Alportel e imediações, ao longo do século XX. “Fabricos e fabriquetas” arranjados entre pais e filhos, amigos e parentes, de laboração intermitente que raramente contavam mais do que meia dúzia de trabalhadores.

Desta maneira, com estruturas muito ligeiras, os corticeiros souberam contornar as crises, resolver “em família” os conflitos laborais, sucumbir e renascer sucessivamente, adaptar-se às novas tecnologias e chegar aos nossos dias com uma actividade próspera.

Pela sua presença constante ao longo de gerações e pela sua relevância económica na actualidade, a cortiça é sempre motivo de conversa e discussão. Quer seja pelos preços de compra e venda,  pelas novas técnicas que vão surgindo, ou pelos fogos estivais que periodicamente fustigam a região, a cortiça é sempre motivo de conversa e representa um traço cultural importante das gentes do sítio do Alportel e do concelho em geral. 

 

The cork industry has always been very important to the development of Alportel. The advantages of the location and the quality of the produce in the nearby mountains has made the village an important center of trade. Even today cork is the basis of conversation and work for many people. It is part of the local culture.