Site Autárquico São Brás de Alportel

Anteprojeto Requalificação Largo São Sebastião / 1.ª Fase da Avenida da Liberdade (Consulta Encerrada)

Largo S. Sebastião

No âmbito dos procedimentos de gestão participada que constituem prática quotidiana no município de São Brás de Alportel, foi apresentado ao público no dia 29 de abril, o anteprojeto de Requalificação do Largo de São Sebastião e primeiro quarteirão da Avenida da Liberdade, numa sessão pública que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorrendo desde então um período de consulta pública, aberto à comunidade.

Após realizadas sessões de apresentações do anteprojeto dirigidas ao executivo municipal, em sede de reunião de câmara; aos membros da assembleia municipal, em sede de sessão plenária; e ainda dirigidas aos membros da Comissão Municipal de Preservação do Centro Histórico, esta sessão pretendeu dar a conhecer à população em geral, e muito em especial, aos moradores e comerciantes desta zona.

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel prossegue a sua estratégia de valorização do espaço público e renovação urbana e conta, para isso, com a participação da comunidade na execução de um projeto de requalificação de uma das zonas mais nobres da vila – o Largo de São Sebastião.

 

Todos os interessados em conhecer este anteprojeto poderão consultar a apresentação relativa ao mesmo ou dirigir-se ao Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal.

Há muito defendido pela autarquia, pela sua importância para o desenvolvimento do concelho, este projeto tem como missão valorizar o coração da vila, através de um conjunto de intervenções que permitirão dignificar este espaço, enquanto guardião da identidade histórica do concelho. A reorganização do Largo passará por melhorar a circulação de trânsito nesta zona e garantir a mobilidade e acessibilidades pedonais, ao mesmo tempo que pretende melhorar o espaço púbico, com a criação de áreas versáteis para usos diversificados, e para uma melhor dinâmica, assumindo-se como um novo polo dinamizador do turismo.

Esta intervenção constitui um investimento da maior importância para a qualidade de vida e bem-estar da população e para o desenvolvimento turístico de São Brás de Alportel, eixo fundamental para o incremento da economia local.

Constituíram objetivos primordiais para a elaboração deste anteprojeto:

  • Manter e valorizar o monumento a Bernardo de Passos, enquanto fator de identidade cultural
  • Valorizar o património imaterial, assente na Procissão de Aleluia
  • Valorizar o coração da vila enquanto maior espaço público
  • Valorização o cruzamento entre EN2 e EN270 enquanto marco histórico fundamental para São Brás de Alportel
  • Dotar a zona com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida
  • Valorizar as zonas comerciais
  • Valorizar as fachadas dos edifícios de valor patrimonial com iluminação adequada
  • Criar uma zona com água
  • Renovar toda a rede pública de água e de iluminação
  • Criar zonas verdes adequadas ao espaço, com as espécies da região

A intervenção incluirá ainda o primeiro quarteirão (sul) da Avenida da Liberdade, ao nível da renovação de pavimentos, estrutura viária, mobiliário urbano e iluminação, dando a este espaço mais segurança rodoviária e qualidade de vida, mas também toda uma nova dinâmica de atratividade turística.

 


 

A SUA OPINIÃO É IMPORTANTE!

Só com a participação de todos, podemos conhecer melhor os problemas e encontrar as melhores soluções.

Colabore e deixe a sua sugestão através do formulário abaixo disponibilizado, ou do email: municipe@cm-sbras.pt para que se encontre a melhor solução para este projeto de Requalificação do Largo São Sebastião e 1.ª troço da Avenida da Liberdade.

 


 

 

Documentos para Download:
Ante Projeto de Requalificação do Largo de S. Sebastião