Site Autárquico São Brás de Alportel

A vinha e o vinho

A vinha e o vinho

Em 2016, com a colaboração do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal, sediado no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, seguimos caminho, na redescoberta do nosso valioso Passado… Vamos por Vales da Memória, em busca do Património Industrial e Técnico, uma riqueza enraizada na história e na vida das gentes de São Brás de Alportel.

Em mês de vindima, descemos à adega à procura das histórias da nossa História!

Atenção: A leitura desta rubrica não dispensa uma visita ao Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, em pleno Centro Histórico! A nossa História é o nosso Tesouro Comum!

A Vinha e o Vinho

Desde os Fenícios ou os Gregos que a atual região Algarvia começou a ter contato com o vinho (século VIII a.C.) e, a partir dos séculos V/IV a.C. ter-se-ão dado as primeiras experiências de cultivo da vinha na região.

A generalização do consumo e do cultivo da vinha nesta região ocorrerá nos séculos seguintes, com a chegada das legiões romanas (século II a.C.). Contudo, a vinha só começará a marcar a paisagem algarvia a partir do século I d.C., tendo continuado a marcá-la acentuadamente até pelo menos ao século V d.C..

Na época islâmica (séculos VIII – XIII) as uvas e as passas passaram a ser as figuras de destaque. Assim, uma boa parte das vinhas cultivadas nesta época destinar-se-ia à produção e comercialização de passas de uva.

Desde o reinado de D. Afonso III que a viticultura foi valorizada no Algarve, tornando- se uma fonte de riqueza para o reino. Assumindo um papel de relevo na economia do Algarve de então, destacou-se o seu papel nas trocas comerciais ao longo da Idade Média e da Idade Moderna, sendo ainda de grande importância no século XVI. A partir de meados do século XX, foram muitas as vinhas abandonadas, a produção de vinho da região começou a desaparecer e as adegas a encerrar! Mais recentemente, o setor renasceu e nos nossos dias vive um constante crescimento, sendo já uma referência no mapa vínico do país!

No que ao atual território do concelho de São Brás de Alportel diz respeito, sabe-se que houve produção vinícola e de passas de uva. Segundo o Padre Pereira da Silva as vinhas de S. Brás produziam o mais excelente vinho, referindo que o mesmo era exportado (LOURO, 1996: 131).

Se é certo que no concelho não possuímos uma marca de vinho de grande expressão, a verdade é que possuímos um riquíssimo património, constituído por um conjunto de adegas tradicionais que merece ser redescoberto!

 

Informação gentilmente cedida por: Angelina Pereira, coordenadora do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Mais informações: numa visita ao Centro da Calçadinha (na Rua do Matadouro, junto às Piscinas Descobertas), ou através de tel. 289 840 004 ou correio eletrónico: centro.calcadinha@cm-sbras.pt ou ainda na internet em http://www.cm-sbras.pt e http://www.calcadinha.cm-sbras.pt