Elaborar um Plano de Soluções Integradas de Acessibilidade para todos (Plano SIAT) é assumir um compromisso com todos os cidadãos e com as gerações futuras, garantindo que :
- O uso do espaço público é um direito do cidadão; ali convivem e se expressam coletivos sociais e culturais, de idades e géneros distintos.
- Por ter uma relação direta com a qualidade de vida das populações, as características do espaço publico definem a qualidade de uma cidade ou vila .
- O direito à acessibilidade no espaço público é também um direito do cidadão; acessibilidade à informação e intercâmbio, acessibilidade às oportunidades, acessibilidade à formação e ao trabalho, acessibilidade às ofertas urbanas e acessibilidade para usufruir e expressar-se no espaço publico.
Um plano SIAT é um plano particularizado e adequado a cada concelho, tendo em conta em detalhe o estado atual do mesmo, prevendo, da mesma forma, o desenvolvimento futuro.
É objetivo de um plano SIAT dar resposta às verdadeiras necessidades dos seus habitantes, melhorando a qualidade de vida de todos, sendo os cidadãos com dificuldades de mobilidade, os mais óbvios beneficiários.
Um plano SIAT implica também que exista Participação Cívica, sendo objetivo que a informação chegue a todos, recorrendo a encontros de disseminação do plano, participação publica na discussão das áreas especificas, cursos de formação para os intervenientes, para os cidadãos em geral.
A Concretização de um Plano SIAT é apenas o primeiro passo na resolução do problema da Acessibilidade.