Site Autárquico São Brás de Alportel

Aviso à População: Perigo de incêndio rural até 28 de julho

26/07/2020

Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA)  que apontam para a continuação de tempo quente e seco (no interior) e vento forte na faixa costeira e terras altas até esta terça-feira, 28 de julho,  a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil e o Serviço Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel alertam a população  de que as condições meteorológicas  elevam o índice "Máximo ou Muito Elevado" de risco de incêndio.

-Aproveitamos para recordar que o Período Crítico em matéria de incêndios rurais está em vigor até 30 de setembro.

 

Previsões que devem motivar todos os cidadãos a ser cautelosos e a ter em conta as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades nacionais e locais:

- PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

- PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

- PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;

- PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

- PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;

- PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;

- PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias, e nos municípios, com Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

- OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

Para ver o Alerta da ANEPC na íntegram clique aqui.