Site Autárquico São Brás de Alportel

Este fim de semana, a Páscoa tem outro encanto em São Brás de Alportel!

18/04/2019

São Brás de Alportel vive, este fim de semana, um dos seus momentos altos com a emblemática Festa das Tochas Floridas, que animará a vila durante o domingo de Páscoa, 21 de abril.

Em plena Semana Santa, esta quinta-feira, dia 18 de abril, na Igreja Matriz celebra-se a tradicional eucaristia com lava-pés, a partir das 21h00.
Na Sexta-feira Santa, dia 19, a manhã é de convívio desportivo, com um divertido jogo de futebol entre antigos jogadores e amigos do Futebol Clube Cabeça do Velho e a antiga equipa de juniores da época de 98/99 da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, uma tradição que se mantém na Sexta-feira Santa, com início marcado para as 11h00.
À noite, e a partir das 21h00, as ruas da vila serão palco da Via Sacra. Momento seguido pela procissão do “Enterro do Senhor” marcada para as 21h30.

A Páscoa tem também uma tradição gastronómica que é celebrada no Mercado Municipal durante a manhã de sábado, dia 20, com a participação da Padaria do Mercado na iniciativa “Sabores da Páscoa”. O Mercado recebe ainda a apresentação da Papelaria Amor aos Molhos na Mostra de Empreendedorismo.
No “Sábado de Aleluia”, os antigos alunos do Externato de São Brás reúnem-se a partir das 12h00 no Restaurante Zé Dias, para mais um encontro convívio!
A partir das 14h00, o Largo de São Sebastião é animado com o Mercadinho de Artesanato que conta com artesãos da associação Esfera Triunfante a trabalhar ao vivo.
Em sábado de Pascoa, pelas 21h30, tem início a Vigília Pascal.

No domingo de Páscoa aceite o convite para viver com todos os sentidos a Festa das Tochas Floridas.
A partir das 9h30, passeie pelas ruas para ver os magníficos tapetes floridos. No Largo de São Sebastião, delicie-se com o Encontro de Sabores e no Adro da Igreja, conheça a Mostra de Artesanato. Momento que antecede as cerimónias solenes pascais com a conhecida Procissão de Aleluia onde serão exibidas as tochas floridas.
A partir das 15h00, o largo da Igreja Matriz acolhe uma tarde cultural onde não vai faltar a mostra de artesanato, doces e petiscos regionais muito bem acompanhados com vários momentos culturais e musicais e assista às atuações de Fole’Percussion, do Grupo Folcórico da Velha Guarda e de Claudisabel.
No final da tarde, pelas 17h00, o Museu do Traje acolhe o Márcio Dhiniz Quarteto para um concerto de jazz.

Na segunda-feira, 22 de abril, pelas 15h00, a Junta de Freguesia convida a dar um passito de dança no Chá Dançante da Páscoa, na sede do Futebol Clube Cabeça do Velho.


Até domingo, toda a comunidade são-brasense está envolvida nos preparativos da grande festa e todos são bem vindos nesta intensa maratona até à manhã de domingo.

No alpendre da Paróquia são preparadas as flores que durante a madrugada vão decorar as ruas de São Brás de Alportel com os tradicionais tapetes floridos! Pode ajudar, colhendo flores ou juntando-se à preparação das mesmas, que decorre durante os dias de 6.ª feira e sábado, no mesmo local.



Consulte o seu Guia de Eventos.

Já sabe… em São Brás de Alportel Viva Mais!