Site Autárquico São Brás de Alportel

Histórias

Multimédia0Os livros e as histórias são uma excelente forma de correr mundo sem sair de casa!

  • Lê e inventa histórias

    Podem pegar nos livros de sempre ou até fazer um jogo em que inventem histórias!

    Uma dica: O jogo “a História Surpresa” – Cada elemento da família escreve uma frase na folha de papel e dobra para esconder só deixando ao elemento seguinte uma palavra; esse elemento tem de continuar a história a partir daí. Escrevem até terminar com a folha num pequeno “ rolinho”. Depois abrem toda a folha e leem a história em voz alta vão ver a diversão que é.

  • C.S.I: Jogo dos detetives

    Separe um papel para cada jogador e escreva: “detetive”, “assassino” e, nos restantes, “vítima”. Dobre e misture. Cada pessoa pega um. Formem uma roda. O assassino mata a vítima piscando para ela. Quando o jogador recebe a piscadela tem que dizer: “Morri”. O papel do detetive é flagrar o assassino bem na hora em que ele pisca. Quando descobre, ele grita: “Estás preso”. O jogo acaba quando o assassino é revelado e depois é só recomeçar.

  • Tapete Voador

    A Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, na rubrica O Tapete Voador "em Casa" apresenta a história da Árvore Generosa… contada pela contadora de histórias Maria José Carocinho.

  • Ler ou inventar histórias

    Podem pegar nos livros de sempre ou até fazer um jogo em que inventem histórias!

    Uma dica: O jogo “a História Surpresa” – Cada elemento da família escreve uma frase na folha de papel e dobra para esconder só deixando ao elemento seguinte uma palavra; esse elemento tem de continuar a história a partir daí. Escrevem até terminar com a folha num pequeno “ rolinho”. Depois abrem toda a folha e leem a história em voz alta vão ver a diversão que é.