Site Autárquico São Brás de Alportel

Música

Miúdos em Casa ... e agora?

O repertório não precisa de se reduzir a música infantil. Porque não aproveitar o tempo para mostrar aos mais pequenos ouvintes quais as vossas bandas preferidas ou que músicas vos fazem viajar no tempo?

Em cada dia podem explorar uma década musical e conhecer os artistas mais famosos dos 60’s 70’s ,80’s etc … e não se esqueçam que também podem aprender a conhecer os clássicos Mozart, Beethoven, Bach e tantos outros!

 

Link:

 

  • Vamos aprender a fazer um pau de chuva!

    Material necessário

    • Arroz
    • Um cano de papelão (um pouco mais grosso que rolinho de papel)
    • Papel alumínio
    • Papel ou tecido para encapar
    • Cola quente

     

    Preparação:

    Faça uma espiral com papel alumínio.

    Cole cada extremidade numa das pontas do cano de cartão Faça isso mas duas pontas para não soltar.

    Coloque o arroz (não precisa muito) e tape com tecido ou papel.

    No final decore a gosto!.

    Pode ser com EVA, tecido, papel.

     

    Curiosidade:

    Os paus de chuva produzem os sons relaxantes e semelhantes ao som da chuva.

    O Pau de chuva é originário das florestas e montanhas da América do Sul, principalmente da região onde hoje está o Chile – mas variações do mesmo instrumento podem ser encontradas em diversas partes do planeta, em diferentes tribos. 

    Muitas vezes eram e são usados para cerimónias religiosas. São também muito utilizados para sessões de relaxamento e meditação e para terapias alternativas.

  • Jogo de audição: A ovelha e o lobo

    Requisitos: 2 vendas e 2 instrumentos (pode utilizar objetos de casa, por exemplo uma tampa de uma panela com uma colher de pau e uma garrafa de água vazia com massas)

    Os participantes formam um círculo, em pé ou sentados e dois jogadores colocam-se no centro, cada um com um instrumento diferente, por exemplo uma maraca e uma guizeira (ou os objetos de casa). Cada um deve criar um pequeno ritmo próprio e depois são vendados. O jogador com instrumento mais grave é o lobo e o outro a ovelha. O lobo tem de apanhar a ovelha seguindo-a. Como não se podem ver tem de escutar o som um do outro. O lobo toca primeiro o seu ritmo e depois a ovelha tem de responder com o seu. O lobo deve perseguir a ovelha em pequenos passos. Se chocarem com os participantes no circulo, estes devem orienta-los de regresso ao centro do círculo. Logo que o lobo apanhe a ovelha, dois outros jogadores ocupam o lugar deles. Se o lobo demorar muito tempo pode decidir que só tem cinco toques para apanhar a ovelha, caso contrário ganha a ovelha.

  • Jogo de audição: Cadeia de sons

    Os jogadores sentam-se em círculo enquanto o orientador pensa em dois sons, por exemplo assobiar e zumbir. Depois pega na mão do jogador à esquerda e assobia. Em seguida pega na mão do jogador à direita e zumbe. Os jogadores deverão transmitir o som tal como o receberam e na mesma direção. Por vezes os dois sons chegam ao mesmo jogador ao mesmo tempo. Neste caso o jogador deverá pensar em dois novos sons e transmiti-los para a direita e esquerda como o orientador vez no início. Se os sons não coincidirem no mesmo jogador, devem regressar ao orientador, que deverá recomeçar dois novos sons.

  • Jogo de bater palmas

    Este é um jogo de ritmo muito simples, apropriado para jogadores muito jovens que ainda não saibam ler. Faça quatro desenhos representando palavras com uma, duas, três ou quatro sílabas, respetivamente: pé, mosca, aranha e crocodilo.

    Cada jogador deve bater palmas ao ritmo de um dos desenhos e os restantes jogadores têm de adivinhar que palavra é. Também se podem usar palavras mais longas, como "hipopótamo".

  • Jogo da audição: Segue o líder

    Os jogadores sentam-se em circulo de olhos fechados. O orientador anda à volta deles produzindo sons em 3 ou 4 locais diferentes com vários objetos presentes, como bater no aquecedor, puxar os cortinados, abrir e fechar um armário ou abrir e fechar uma gaveta, etc. Quando o orientador regressar ao seu lugar os participantes abrem os olhos e pede-se a alguém que emite os mesmos sons na mesma ordem. Depois pode ser escolhido um jogador que faz sons que os outros elementos tem de reproduzir.

  • Faz Música
    Faz Música

    Talvez consigam formar uma banda se decidirem tocar com instrumentos musicais existentes ou inventados (tupperwares, tachos, latas etc.).