Site Autárquico São Brás de Alportel

Gostaria de ter uma horta mas não tem espaço?

Mesmo dispondo de pouco espaço é possível criar e manter uma pequena horta para autoconsumo. As vantagens são, sem dúvida, muitas. Poderá ter produtos biológicos, logo mais saudáveis, “à mão”, sempre que precisar, poderá economizar, pois deixará de ter que comprar esses produtos, contribuirá para a sustentabilidade do ambiente, se optar por reutilizar resíduos e ganhará um ótimo passatempo, relaxante e retemperador!

Se tiver um pequeno quintal, ou varanda, a sua horta poderá ser horizontal utilizando pneus velhos, garrafões de 5l de água ou de outros produtos, caixas de plástico ou de madeira, ou vasos e baldes, por exemplo. Mas, se não dispuser dessa possibilidade, a sua horta também poderá ser vertical, por exemplo na parede da sua varanda, ou suspensa. Paletes ou garrafas de 1,5 l de água ou sumos, ligadas por fios ou arames, são boas opções.

A terra deverá ser turfa ou, idealmente, composto certificado para agricultura biológica. Se decidir plantar, tem plântulas de origem biológica disponíveis no mercado, mas também poderá pedir umas estacas a alguém que já tenha uma horta. A outra possibilidade é adquirir sementes e fazer a sementeira.

Que plantas escolher? Escolher a espécie adequada é importante. Para manter em garrafas, que comportam pouca profundidade de solo, há que escolher plantas de pequeno porte, de raízes mais curtas, tais como salsa, coentros, alface, cebolinho, hortelã, morangueiro, poejo, erva-cidreira, manjericão ou rúcula. Numa horta horizontal, com recipientes maiores e mais profundos, já poderá manter cenouras, rabanetes, alhos, tomate cereja, couve-galega ou beterraba. Se for viável ter uma horta mista, as plantas de menor porte ficarão na parte vertical ou suspensa e as outras na parte horizontal. Outro aspeto a ter em conta é a época da plantação/sementeira porque se as aromáticas e as alfaces podem ser plantadas em qualquer altura do ano outras têm épocas recomendadas.

Manter a horta produtiva e de boa saúde implica que o solo contenha os macro e micro nutrientes necessários – e neste caso, uma vez que o solo é pouco, essa é uma questão muito importante, a água na quantidade adequada, luz e livre de pragas e de doenças. Para tal o desafio é aprender um pouco sobre essas questões, em livros e sites da especialidade, indicamos alguns abaixo. Uma boa produção…e divirta-se!

Site: https://agrobio.pt/