1 - Ana Beatriz de Jesus - Bialógica
Mestre em Markenting
Projeto Bialógica “Mercearia a Granel”
São-brasense de 27 anos, diz de si ser “Sensível e corajosa, boa ouvinte e observadora, defensora da memória e tradição, poupada e organizada, criativa, empreendedora e amiga da Natureza.
Habituada a brincar aos negócios desde pequena, fez a licenciatura em Gestão de Empresas e mestrado em Marketing, na Universidade do Algarve.
Elaborou a Tese de Mestrado: Estórias para um Turismo Slow. Contributos para o marketing na serra algarvia.
Participou no projeto: “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria” com o Tiago Pereira, como observadora, assistente de gravação e condutora.
A Bialógica surgiu do seu amor e respeito pela terra, pela sua família, pelas tradições, pelas estórias e pela autenticidade que procura na sua vida. Uma homenagem às antigas mercearias a granel e às nossas gentes, heranças e filosofia slow.
Ao entrar na loja, despertamos os cinco sentidos, iniciamos logo uma viagem pelos bons cheiros e pelas suas características visuais coloridas e simples, onde tudo pode ser observado com toda a calma. Há produtos biológicos, naturais, ecológicos e com uma política de desperdício zero, em busca da sustentabilidade.
“É um espaço onde as diferentes gerações podem comunicar, avivando o pensamento e memória. Voltarmos a ouvir-nos uns aos outros. É esta a lógica da Bia.”
2 - Catarina Gago - Slow House d’Arco
Formada em Eng.ª Civil
Projeto de alojamento local - Slow House d'Arco
Natural de São Brás de Alportel, Catarina Gago tem 32 anos.
Sempre foi uma aluna no Quadro de Valor pela sua forma de ser e estar na comunidade escolar, mais do que pelas suas notas, diz ser uma aluna “normal”!!
Aos 18 anos, ingressou no Curso de Engenharia Civil, em Beja, onde pertenceu sempre aos órgãos de gestão da associação de estudantes, como tesoureira.
Nunca se afastou da sua vila natal, onde sempre esteve a família, os amigos o voluntariado como bombeira.
Em 2011 iniciou o seu estágio numa empresa do ramo da eficiência energética.
Também nesse ano, iniciou a Pós Graduação em Planeamento e Construção Sustentável na Universidade do Algarve.
Em 2012 frequentou o Mestrado de Energia e Climatização de Edifícios na UALG.
Então, com residência permanente em São Brás abraçou os projetos familiares, como sócia do seu tio na empresa Amarofil, de que assumiu a gerência.
Em 2013, por proposta da empresa onde trabalha, voltou ao Alentejo, onde se mantém, até hoje, com inúmeras deslocações semanais, pela agora famosa N2, desde Castro Verde a São Brás de Alportel.
Consciente de que o sucesso advém da formação e da dedicação, concluiu o mestrado em Higiene e Segurança no Trabalho, em 2019.
Com espírito empreendedor e amor à sua terra, concretiza mais um sonho - recuperar uma pequena casa no centro histórico da vila e criar um alojamento local. Em 2018, enquanto as obras decorriam, abriu um pequeno alojamento nos Almargens – Slow House d’Encosta para ganhar experiência para o novo desafio.
A 01 de junho de 2019 abriu o novo alojamento – Slow House d’Arco, reconhecido pelos clientes (pontuação 9,7 no booking) de que muito se orgulha.
E… continua a sonhar …. Com vários projetos em carteira.
3 - Luís Madeira - Moss
Projeto de restauração/alimentação saudável “Moss”
Luis Madeira formou-se em cozinha e em pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve em 2004. Tem formação de sushi pelo Clube do Sushi de Lisboa (2007).
Em 2014 licenciou-se em engenharia alimentar pelo Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.
Em 2017, participou no mais prestigiado concurso de chefes cozinheiros profissionais em Portugal “Chefe Cozinheiro do Ano” (CCA), tendo-se classificado com um honroso segundo lugar a nível regional na etapa sul/ilhas e sétimo a nível nacional.
Experiência profissional como cozinheiro e chefe de cozinha em diversos hotéis da região, como: Vila Sol, The Lake, Quinta do Lago, Conrad, Pine Cliffs e Anantara.
Em 2017, foi o chef responsável pela abertura do restaurante do restaurante Pizza Pino no Mar Shopping Algarve.
Atualmente, é chefe de cozinha e sócio-gerente, em parceria com o barista e sócio-gerente João Pereira , do MOSS “fresh food e coffee lab”, localizado na Avenida da Liberdade de São Brás de Alportel. Um negócio que nasceu de uma parceria entre ambos para unir saber e experiência profissional formando um conceito único e diferenciador a nível nacional e internacional.
Um conceito de cozinha de ingredientes frescos e produtos locais, baseado num receituário de comida saudável e irreverente, tendo opções vegan/vegetarianas/peixe/carne e também uma parte em que o café é "Rei" sendo o café trabalhado de maneira artesanal, elaborando o "Art Latte" com temperatura e saber em trabalhar o leite fresco. Existe também as bebidas compostas refrescantes ou quentes e os sumos naturais, tendo sempre atenção na sazonalidade elaborando menus e campanhas para as diversas estações do ano.