Site Autárquico São Brás de Alportel

Os Nomeados 2022

Multimédia0

 

 

Jovens de Mérito Valores de Futuro!

Até ao próximo dia 17 de novembro, pode votar nos jovens são-brasenses nas 10 diferentes categorias!

A participação no processo de votação é feita mediante o preenchimento de um formulário de voto disponibilizado, pela organização, no Gabinete do Munícipe (edifício da Câmara Municipal), na Junta de Freguesia e na Escola Secundária José Belchior Viegas, entre outros espaços públicos do município.

Para mais informações, contacte a comissão organizadora: municipe@cm-sbras.pt

 

  • I. Artes

    Multimédia0

    1 - Catarina Ramos - Design

    Catarina Ramos, nasceu a 4 de Fevereiro de 1993 e é natural do Alportel.

    Licenciou-se em Artes Plásticas e Multimédia no Instituto Politécnico de Beja, trabalha atualmente nas áreas das Artes Visuais, e é Presidente da direção da Associação de Designers do Sul.Cresceu entre o mar e a serra mas foi na serra que passou a maior parte do tempo da sua infância.Apaixonada, uma palavra que a descreve muito bem, pela Vida!Gosta muito de observar, absorver todos os estímulos que a rodeiam, e usa-os para aprender e para se inspirar, sendo estes estímulos da “Vida” a maior influência/referência nos trabalhos que realiza.O retrato é como o seu “guilty pleasure”, desde sempre. Tentar captar num olhar, numa expressão aquilo que está para além do visível, do toque, é algo que a fascina.

    Multimédia1

    2 - Mariana Soares - Artesanato / Trapologia

    Mariana Soares tem 17 anos e está a frequentar o curso de Artes Visuais na Escola Tomás Cabreira, em Faro.

    Desde os oito anos que começou a fazer costura e conta que a primeira peça que fez foi uma roupa para o seu gato.

    Em 2019, criou a marca Mariian’Art para dar a conhecer os seus trabalhos que vão de artigos para bebés a acessórios de moda. Mais recentemente começou a fazer peças para animais de estimação. Cada peça é única e pode ser personalizada.

    Além da sua criatividade e espírito empreendedor, Mariana tem vindo a colocar o seu talento ao serviço da comunidade. O seu trabalho ganhou mais visibilidade durante a pandemia quando participou no projeto de produção de máscaras solidárias de proteção individual.

    Interessada naturalmente pela moda, confessa o interesse em fazer formação nesta área, mas tem nos seus objetivos formar-se em arquitetura.

    Multimédia23 - Melissa Carneiro - Caraterização

    “A vida é um processo de aprendizagem contínua”, afirma Melissa Carneiro cuja primeira formação foi na área da saúde, mais especificamente em Radiologia. “Só por diversão e curiosidade”, fez um curso de maquilhagem. Esta área apaixonou-a e em 2019, decidiu dedicar-se a tempo inteiro ao mundo da beleza tendo-se formado em Dermocosmética.

    “Adoro o equilíbrio entre a beleza, saúde e bem-estar. Muitas pessoas questionam como passei da área da saúde para a área da beleza, na minha opinião não são áreas assim tão distintas. Agora que encontrei o meu rumo, não me esqueço do meu percurso, e ambiciono que a maquilhagem artística ganhe mais respeito e espaço em Portugal”, observa sublinhando: “É uma arte e merece ser reconhecida como tal”.

    Dedicada à maquilhagem artística, Melissa diz que esta arte é atualmente a sua forma de terapia e a sua maior paixão.

    Já este ano, participou no “ARTrEve-te – Mostra de Arte Jovem” que foi apresentada na Galeria Municipal e deu a conhecer a conhecer jovens talentos são-brasenses na área das artes.

  • II. Fotografia e Multimédia

    Multimédia0

    1 - Adriana Urbano

    Aos 23 anos, Adriana Urbano confessa que desde que se conhece que gosta de fotografia.

    Após o ensino secundário procurou o seu rumo em outras áreas mas a pandemia acabou por dar o “empurrãozinho perfeito” para a fazer perceber que queria mesmo trabalhar em fotografia.

    Em outubro de 2020 ingressa no curso de fotografia da Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve (ETIC).

    Rapidamente começa a trabalhar como freelancer e quando terminou o curso encontra trabalho a fotografar casamentos e eventos e começa a fazer Freestyle (estilo livre) com um dos seus formadores, o atual colega e amigo, Ricardo Dionísio.

    Foi em São Brás de Alportel que conheceu o também talentoso fotógrafo Vando Daniel responsável pelo Vintage Studios e começa a colaborar com este projeto em reportagem de casamentos.

    Em março de 2022, voa rumo à República Checa em Erasmus naquela que diz ter sido uma das experiências “mais importantes e enriquecedoras” da sua vida pessoal e profissional.

    Desde que regressou, continuou a trabalhar como freelancer e começou a colaborar com a empresa de fotografia e vídeo “Farus Media”, e diz estar muito feliz por ter descoberto a sua vocação e trabalhar nesta área.

    Multimédia1

    2 - Flávio Costa

    Flávio Costa formou-se em fotografia na Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve (ETIC) entre 2018 e 2020 e tem como lema pessoal e profissional: “Apaixona-te pela pessoa enquanto a estás a fotografar, fá-la sentir única!”

    Destaca o período de formação na ETIC como uma fase de evolução drástica a nível pessoal e profissional. No final do curso, ruma a Roma atrvés do programa ERASMUS.

    “Durante três meses estive em contacto com um grupo de profissionais italianos. Fotografei vários eventos, casamentos entre outros, o que me permitiu crescer em todos os sentidos e abraçar novas técnicas que não são muito usuais em Portugal”.

    Já este ano, participou no “ARTrEve-te – Mostra de Arte Jovem” que foi apresentada na Galeria Municipal e deu a conhecer a conhecer jovens talentos são-brasenses na área das artes. Uma oportunidade para dar a conhecer aos são-brasenses a sua paixão pela fotografia e o seu mais recente projeto “Equal”, que desenvolve em parceria com o fotógrafo Ricado Belela e a maquilhadora Adriana Reis.

     

    Multimédia23 - James Carrusca Mcowan

    James nascei em Toronto e divide o seu tempo entre Portugal e Canadá.

    Desde cedo sentiu interesse e fascínio pela fotografia, tendo a sua máquina fotográfica como companheira permanente.

    Formou-se na Ryerson University em Artes da Imagem – Fotografia.

    Durante muitos anos, trabalhou na indústria fotográfica dedicando-se a fotografia de eventos, produtos e paisagens urbanas.

    Atualmente está a viver em Portugal e está empenhado em alargar os seus conhecimentos nas áreas criativas, tendo-se formado recentemente em Comunicação e Design Multimédia na Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve (ETIC).

     

  • III. Carreira

    Multimédia0

    1 - Beatriz Mendoza - Veterinária

    Beatriz Mendonza tirou um mestrado integrado em medicina veterinária em 1993.

    A sua dedicação à sua profissão e aos animais levou-a a continuar a aprofundar conhecimentos tendo em 2014 concluído o bacharelato em biologia na Faculdade de Biologia Geral, da Universidade de Praga, na República Checa.

    Em 2020 obtém o grau de mestre em medicina veterinária, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, tendo nesse mesmo ano começado a trabalhar na

    Neighbourhood Veternary, em Londres, no Reino Unido.

    No início deste ano começou a trabalhar a tempo inteiro como interna na North Downs Specialista Referrals, no Reino Unido.

    Mais recentemente, foi selecionada para o programa de Residência em Medicina Interna ECVIMCA FMC/IVC do European College of Veterinary Internal Medicine em Portugal durante quatro anos, sendo a segunda residente em Medicina Interna do nosso país.

    Multimédia1

    2 - Diogo Duarte - Direito

    Nascido a 15 de Setembro de 1989, Diogo Guerreiro Duarte, natural de São Brás de Alportel, atualmente a residir em França, é jurista-especialista em privacidade e proteção de dados pessoais, licenciado em Direito e Mestre em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

    Atualmente exerce funções na Avery Dennison (sediada nos Países Baixos) na qualidade de Privacy Officer, cumulando ainda os cargos de Encarregado da Proteção de Dados da Sociedade Europeia de Imunodeficiências (Países Baixos); Consultor Internacional na Advance Privacy Oü – empresa de consultoria internacional em proteção de dados que fundou na Estonia; co-fundador do projeto internacional Privacy Space (Reino Unido); e Membro do Grupo de Especialistas de Proteção de Dados junto do Conselho da Europa (França).

    Formador na Academia Nacional de Cibersegurança (Portugal), Diogo Duarte é ainda Orador convidado no Curso de Pós-Graduação Avançada em Direito da Proteção de Dados da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal), tendo igualmente participado na qualidade de orador convidado no Programa Avançado em Segurança Informática e Ethical Hacking da Universidade Lusófona e no Mestrado em Direito e Gestão da Universidade Nova de Lisboa.

    Paralelamente integra o projeto internacional Artificial Intelligence Policy Exchange, é membro do Grupo de Jurista da Amnistia Internacional e faz parte da equipa de investigadores académicos do Instituto Jurídico Portucalense da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Porto.

    No passado, exerceu funções como consultor sénior na VisioWare (Portugal) e como chief privacy officer na empresa Cybers3c. O seu percurso profissional é ainda marcado por uma passagem pelo sector público onde exerceu funções como jurista no Programa Capital Operacional Humano (Portugal 2020); assessor jurídico junto da Presidência do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa; e jurista-estagiário na Comissão Nacional de Eleições e no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

     

    Multimédia23 - Gabriel Martins - Nutrição

    Gabriel Martins é nutricionista na equipa profissional de ciclismo israelita:  “Israel Premier Tech”.

    É Mestre em Nutrição Desportiva pela Universidad Europea de Madrid – Escuela Universitária Real Madrid, onde é atualmente professor convidado na disciplina de Nutrição e Desportos de endurance.

    A paixão pelo ciclismo levou-o a criar o Podcast Fuel the Pedal, um podcast em inglês onde entrevista investigadores e nutricionistas ligados ao ciclismo e desportos de endurance.

     

  • IV. Cidadania

    Multimédia0

    1 - Joana Jesus - Projeto poupança / voluntariado

    Voluntária desde que se lembra, Joana Jesus formou-se em Marketing já com a certeza de que queria usar o Marketing a favor de causas sociais solidárias. Atualmente, com 26 anos, procura usar o seu conhecimento e ferramentas para ajudar os outros com dois projetos que criou, nomeadamente:

    O PEANUTS Lifestyle, um projeto social, onde procura influenciar de forma positiva para a sustentabilidade financeira e ambiental, usando a criatividade como o grande pilar.

    Com o projeto KISMIF presta assistência na área do Marketing e faz consultoria a negócios locais, com o intuito de desenvolver a região e ajudar pequenos negócios a entrarem no mundo digital e a criar estratégias usando os princípios do Marketing.

    “É inegável o amor que tenho pela nossa região e pelo próximo, e mesmo que não tenhamos as mesmas oportunidades que nos prometem lá fora, eu criei as minhas e faço questão de entregar todo o meu conhecimento ao Algarve. Sempre rodeada de pessoas e balanceando os meus projetos como fontes de rendimento ou como fontes de crescimento pessoal, o meu e o vosso. Sinto-me verdadeiramente realizada por conseguir unir o meu propósito social com o meu trabalho. Como costumo dizer: Algarvia marafada e com muito orgulho. Ficarei por cá, ficarei por casa”, explica.  

     Multimédia1

    2 - Liliana Mendes - Bombeira, enfermeira, artesã e fadista / iniciativas solidárias

    Aos 33 anos, Liliana Mendes, já conta com 17 anos dedicados aos bombeiros e nove anos à sua profissão: enfermeira. Tem desenvolvido várias ações de solidariedade junto da população, destacando-se a recolha e distribuição de bens para as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande desalojadas bem como material clínico para o socorro a animais feridos (2017); recolha e distribuição de material clínico e de higiene para ajuda às unidades de saúde do Algarve no início da pandemia (2020); recolha de material clínico para os animais vítimas do Incêndio em Santo Tirso (2020); ajuda a famílias carenciadas com bens materiais e alimentação (2020); Co-fundadora do grupo de trabalho para a causa animal Doa4 (2021).

     

    Multimédia23 - Tiago Nascimento - Empresário exemplar na responsabilidade social e solidariedade

     

  • V. Ciência e Investigação

    Multimédia0

    1 - Inês Afonso - Investigadora Ciências Biomédicas

    Inês Afonso, estudou em São Brás de Alportel onde concluiu o 12º ano. Em 2015 entrou para a Universidade do Algarve onde tirou a licenciatura em ciências biomédicas e durante esse período auxiliou a Catarina Fernandes nas aulas de dança da Urban Xpression. Em 2020 concluiu o mestrado em Ciências biomédicas, na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas. A sua tese de mestrado foi desenvolvida na Universidade do Algarve, no laboratório de Neurociências Moleculares e Terapia Génica (MNGT do inglês Molecular Neuroscience and Gene Therapy) em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), da Universidade de Coimbra. A tese teve como objetivo a caracterização um veículo de administração de estratégias terapêuticas através da utilização de vírus. Os vírus são modificados de modo a não provocar doenças, mas sim transportar uma terapia, como por exemplo as vacinas da Pfizer e da Moderna utilizavam vírus modificados que continham uma terapia capaz de preparar o nosso corpo contra a infeção do vírus da COVID-19. Durante o ano de tese de mestrado, voluntariou-se para a testagem contra a COVID-19 através do Algarve Biomedical Center (ABC), onde depois da conclusão do seu mestrado trabalhou como técnica de laboratório. Mais tarde, a Inês teve a oportunidade trabalhar no laboratório MNGT enquanto investigadora assistente num projeto contratado por uma empresa farmacêutica britânica, em que testou a estratégia terapêutica desenvolvida por eles na ataxia espinocerebelosa tipo 2 e tipo 3. A partir daí participou em diversos projetos no laboratório que permitiram a publicação de 3 artigos científicos dos quais 2 participou como primeira autora. Durante esse tempo a Inês teve a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido no laboratório em diversas conferências a nível nacional sob a forma de apresentação oral e sob forma de poster. Atualmente, a Inês ganhou uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para desenvolver a sua tese de doutoramento, no lab MNGT em colaboração com o IZN, na Universidade de Heidelberg, Alemanha. O seu projeto de doutoramento estuda a ataxia espinocerebelosa tipo 3, também conhecida como a doença de Machado-Joseph. O seu objetivo é estudar a progressão da doença e para poder desenvolver uma estratégia eficaz para o tratamento da mesma. A ataxia espinocerebelosa tipo 3 é uma doença rara que mundialmente afeta 1-2 em cada 100 000 pessoas e que em Portugal apresenta uma prevalência superior ao normal nos Açores, onde afeta 1 em cada 2402 habitantes.

    Multimédia1

    2 - João Pinheiro - Investigador Saúde e Desporto

    João Pinheiro é um jovem são-brasense licenciado em Imagem Médica e Radioterapia que trabalha no Centro Hospitalar Universitário do Algarve como Radiologista e é professor na Universidade do Algarve onde, desde 2012, faz investigação.

    Com mestrado em segurança do utente e a terminar o doutoramento em saúde e ciências do desporto e atividade física, João Pinheiro foi um dos são-brasenses que esteve na linha da frente durante o pico pandémico da COVID 19, tendo sido também um dos profissionais de saúde são-brasenses que deu a cara, conselhos e uma mensagem de alento à comunidade são-brasense.

     

     

     

     

    Multimédia23 - Ricardo Reis - Investigador Ciências Biomédicas

    Nascido, criado e formado em São Brás de Alportel, desde criança que Ricardo tem sede de conhecimento, tendo sempre trocado as histórias infantis por enciclopédias e atlas, mesmo que não os conseguisse compreender completamente. Esta busca pelo conhecimento materializou-se na sua formação académica quando se licenciou e tornou mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve.

    Atualmente, está a fazer um doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no laboratório do Doutor Clévio Nóbrega, Universidade do Algarve.

    Tem-se dedicado ao desenvolvimento de novas terapias de base genética para doenças raras, altamente debilitantes e sem cura e tem integrado vários projetos de investigação financiados, nomeadamente o projeto Cure CSB, financiado com mais de 1 milhão de euros para o desenvolvimento de uma terapia génica para a doença de Síndrome de Cockayne, no qual o seu projeto de doutoramento se foca.

    Mais recentemente, no âmbito do doutoramento teve a oportunidade de trabalhar durante três meses num laboratório de investigação da escola de medicina da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos da América.

    Estas vivências, vivências e estudos motivaram-no a apresentar várias comunicações em congressos nacionais e internacionais e conta com vários artigos científicos publicados revistas internacionais.

     

  • VI. Desporto

    Multimédia0

    1 - Bárbara Brito - Seleção Nacional de Ténis

    Bárbara iniciou-se na prática do ténis aos 8 anos de idade no Centro de Ténis de Faro. Rapidamente se evidenciou, ganhando várias competições regionais.Aos 10 anos após vários títulos em torneios regionais e nacionais chega à maior competição de sub-10, os Masters Nacionais.Entretanto muda para o Clube de Ténis e Padel de São Brás de Alportel que foi a rampa de lançamento para o seu sucesso com vários títulos em torneios nacionais com a grande ajuda dos treinadores João Romeira e João Gomes.Nessa altura, foi convocada para os treinos com a seleção nacional (geralmente são chamados 8 atletas para selecionarem 4 para integrar ou tours pelos diversos torneios por Portugal e Europa).Com 11 anos foi um dos dois atletas escolhidos para rumar à França para jogar o seu primeiro torneio internacional no estrangeiro ao serviço da Seleção Nacional.Após várias vitórias em diversas competições atinge o Nº1 do Ranking Nacional em diversos escalões Sub-12, Sub-14 e Sub 16.Passa a integrar a lista dos atletas de alto rendimento e o Touring Team de Portugal em que os melhores atletas nacionais competem em vários torneios na Europa.Foi, por duas vezes, distinguida como Atleta Feminina do Ano pela Associação de Ténis do Algarve pelos seus resultados Regionais, Nacionais e Internacionais.O seu percurso está recheado de títulos e vitórias que são o resultado do seu talento, empenho e dedicação a esta modalidade.

    Multimédia1

    2 - Bernardo Santos - Competição Nacional Motocross

    Bernardo Santos é piloto de motocross desde 2013, na altura com 6 anos. Atualmente, com 15 anos, participa no campeonato nacional de motocross e campeonato regional centro sul e ainda no troféu regional do Algarve de minimx.

    Com apenas seis anos, Bernardo Santos descobriu a paixão pelo desporto das duas rodas. Ingressou no mundo da competição em 2013, ao participar pela primeira vez no Troféu Regional de Motocross ASPBA. Em 2015, aventurou-se em voos mais altos ao participar no Campeonato Regional MXRibatejo, evento de referência nas competições juvenis.

    Dotado de uma forte determinação e de uma condução de excelência para a sua idade, o jovem piloto são-brasense viu o seu talento reconhecido, em 2016, ao ser agraciado com uma mota Kawasaki, um patrocínio da Moto Vargues, que viria a ditar uma nova fase da sua carreira com a participação no Campeonato Regional MX Ribatejo, no Troféu Regional de Motocross ASPBA e ainda no Campeonato Nacional de Motocross.

    Em 2017, com apenas 10 anos de idade, afirmou a sua qualidade enquanto piloto ao conquistar o Troféu Regional de Motocross ASPBA, um honroso quarto lugar no Campeonato Regional MXRibatejo e o 1º lugar numa corrida de velocidade cujo troféu foi entregue pelo piloto mundial de MotoGP, Miguel Oliveira.

    Em 2018, conquistou o 1.º lugar no Troféu Regional de Motocross ASPBA (Associação Pitbikes e Aventura) e um excelente 2.º lugar no Campeonato Nacional de Motocross, dando provas de um enorme talento e dedicação à competição em duas rodas. 

    Multimédia23 - David Santos - Equitação: Campeão Regional Dressage

    David Santos tem 27 anos, e, desde os 14 anos que se dedica de alma e coração à sua paixão pelos cavalos.

    Em 2011, com 14 anos, começou a estudar na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão onde se formou como Técnico de Gestão Equina. Terminou em 2013 o curso de monitor de equitação, treinado grau II.

    Durante três anos, esteve sediado em França para participar em concursos de obstáculos um pouco por toda a Europa.

    Regressou a Portugal em 2018 e começou a trabalhar no Clube Hípico de Loulé onde continua em funções.

    Pertence, na visão de muitos à geração de ouro de Alter, conquistou o pódio para a categoria P (Preliminar), com Navial OR, na sua primeira apresentação, um precioso animal que treina no Clube Hípico de Loulé, e propriedade de um criador são-brasense, Orlando do Rosário, classificando-se assim para a final nacional de 2022. Uma jovem promessa nesta modalidade.

  • VII. Empreendedorismo

    Multimédia0

    1 - Inês Mendonça  Restauração

    Aos 28 anos, Inês Mendonça é uma empreendedora nata. Formada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico decidiu empreender no seu sonho na área da restauração e imobiliário.

    É desde 2021 sócia do grupo Mare que detém dois restaurantes na Praia de Faro: o Sal’mare Beach Club inaugurado em 2021 e o mais recente Bel’mare – Gastrobar inaugurado em Junho de 2022, e atualmente com previsão de expansão.

    Interessada em desenvolvimento pessoal e profissional, gestão empresarial e literacia financeira investe o seu tempo na busca de mais conhecimento.

      

     

     

    Multimédia1

    2 - Nuno Clara Microvegetais - Agricultura

    Nuno Clara formou-se em informática na Escola Secundária José Belchior Viegas em 2007. Começou a sua atividade profissional como serralheiro e, durante dez anos, trabalhou na empresa MLGInox, na Conceição de Faro de onde saiu para trabalhar mais perto de casa, na Quinta da Madeira, em São Brás de Alportel.

    Aos 33 anos, mantem-se ligado a esta empresa em part-time porque está dedicado ao seu projeto de produção de Microvegetais.

    “Sempre soube que queria ser empreendedor, ter o seu próprio negócio fazer algo diferente pois sempre soube que tinha muitos talentos que não estavam a ser aproveitados, tinha muito mais para mostrar ao mundo. Então no ano de 2018 a oportunidade de ter o seu próprio projeto apareceu através de um amigo que o aconselhou a iniciar a produção de microvegetais que era uma área de muita procura e faltava produtores locais interessados na sua produção, mas teria de fazer uma produção diferenciada”, explica este jovem são-brasense.

    Em setembro de 2018 conseguiu encontrar o fornecedor que precisava para avançar com o projeto.

    Nos anos de 2019 e de 2020 aproveitou o período pandémico para aprofundar os seus conhecimentos porque apesar de já estar a comercializar os microvegetais sentia que o sistema tinha de ser mais sustentável.

    Nuno Clara produzia com o sistema hidropónico e mudou para o aquapónico que permite uma redução substancial da água, produzindo os seus nutritivos microvegetais em total simbiose com os peixes.

    Com o levantamento das restrições pandémicas, a partir de 2022 começou a ganhar mais clientes a abraçar

    Em 2022 com as medidas da pandemia a serem retiradas, começou a ter mais clientes, começou a ter diversas parcerias, teve a oportunidade de mostrar todo o seu projeto em escolas, tem participado em feiras onde as pessoas tiveram acesso a estes superalimentos e foi um dos convidados do II Fórum de Negócios que o Município de São Brás de Alportel promoveu este ano.

     Multimédia23 - UmArroba - Comércio Frutos Secos

    A marca “UmArroba” nasceu em plena pandemia pelas mãos de três gerações de uma família Sambrasense impulsionada pelos seus elementos mais jovens: João Bengalita e Melissa Carreiro.

    Tudo se passa no Sítio do Bengado, onde está um dos fornos de lenha mais antigos de São Brás de Alportel ainda em funcionamento.

    João e Melissa viram no negócio de família de apanha e venda de algarroba, figos e frutos secos uma oportunidade de negócio numa altura em que a economia vivia um momento incógnito e inédito.

    Na altura da Páscoa, aprenderam a fazer folares caseiros à moda da avó Adélia, cozidos em forno a lenha, e conseguiram que estes chegassem às prateleiras do Intermarché. Ao tradicional folar do Bengado acrescentaram o folar de caramelo, com canela e açúcar e o mais pedido de todos: o folar de chocolate.

    Uma experiência que os levou a formalizar a empresa UmArooba, marca artesanal que une os sabores algarvios aos saberes desta família Sambrasense. Aos folares juntaram depois o comércio de frutos secos e da farinha de alfarroba sempre embalados de forma original e cuidada.

    O sucesso que têm alcançado tem-lhes permitido chegar às prateleiras de outros estabelecimentos comerciais da região e até chegar além-fronteiras, recebendo encomendas de outros países.

     

     

  • VIII. Letras

    Multimédia0

    1 - Mara Palma - Prosa - Vencedora Prémios Literários

    Aos 17 anos, Mara Palma frequenta o 12° ano na área de Ciências e Tecnologias. Além do seu gosto de ciências, ela tem uma grande paixão pela escrita.

    Sempre gostou de escrever e é apaixonada por livros. Tem participado em concursos de literatura e participar em mais concursos e ganhar mais prémios ao mesmo tempo que alimenta a sua veia criativa.

     

     

     

     

     

    Multimédia1

    2 - Mariana Nunes – “Influencer” de literatura / bookstagrommer portuguesa com mais seguidores

    Influencer literária, Mariana Nunes utiliza as redes sociais para promover a literatura e mostra a sua importância e relevância.

    Com a sua atividade, já influenciou centenas de pessoas a iniciar ou voltar ao seu percurso na leitura.

    Devido ao seu trabalho é convidada para projetos com editoras e livrarias nomeadamente a inauguração do espaço reservado da Livraria Lello (espaço Gemma).

    Trabalha com editoras na promoção da literatura nas crianças, jovens e adultos e é um elo de ligação dos leitores com as editoras no âmbito da sugestão de livros a serem publicados em Portugal. Participa ainda em projetos no âmbito da promoção da literatura incluindo doação de exemplares de livros para as bibliotecas de São Brás de Alportel. Trabalho na FNAC na apresentação de livros de autores portugueses.

      

    Multimédia23 - João Silva – Poesia / co autor letras Art Musa

    João Silva, é conhecido no meio artístico como “Suga” ou “O Poeta Louco”.

    Um poeta arrojado e acérrimo amante de arte que escreve e dança com as letras. Encanta-se e perde-se nas folhas por encher. ReNasce na mente de quem o lê. Tropeça nas almas da malta em palavras insanas e trocadilhos sem calma.

    Integra o grupo são-brasense Art Musa para quem escreve poemas e as letras das músicas. É, também, o manager do projeto.

     

    “A rima brinca.

    A poesia diverte.

    A vida finta.

    A palavra liberta.

     

    A arte é necessidade básica,

    É terapia não sujeita a receita médica”.

     

    JCS, o Poeta Louco.

  • IX. Música

    Multimédia0

    1 - Art Musa – grupo musical revelação na fusão de sonoridades: Andreia Viegas, Rafael Peyroteo, João Silva e Jorge Evaristo

    Rafael Peytoteo, João Silva, Andreia Viegas, Vanessa Santana e Jorge Evaristo formam este projeto artístico são-brasense que deseja e endeusa a Arte.

    Expressam, na voz e no papel, um grito à Arte: Musa que os inspira a criar.

    Carregam a essência da palavra cantada. Poesia com melodia. Lutam pelo que é original e brindam-nos com uma onda Chill-Out, fazem viagens ao Rap e ao Reagge que lhes mora no sangue. 

    O ADN original dos Art Musa nasce das diferentes características e experiências dos seus membros:

    - Rafael Peytoteo, um rapper ousado, é dono de uma voz rouca e escrita solta. Escreve, compõe e interpreta. Tem tatuado na pele "ArtMusa". 

    - João Silva, Suga ou O Poeta Louco, um poeta arrojado e acérrimo amante de arte. Escreve os poemas e as letras das músicas. É, também, o manager do projeto. 

    - Andreia Viegas, que também canta na igreja, encanta e arrasa com a sua voz forte e vibrante em qualquer palco que esteja. É intérprete e representa na voz, a alma ArtMusa. 

    - Vanessa Santana, filha de um músico e do Rock and Roll. Tem ouvidos de coruja, dotes musicais e um grande conhecimento artístico. É a produtora do grupo. Auxilia no managment.

    - Jorge Evaristo ou Dj Jexxx, sempre andou pelos cantos do mundo a absorver várias culturas, a correr atrás da vida e da música. É o Dj da banda.

    Multimédia1

    2 - Laura Pereira- semifinalista The Voice Kids 2022 com mentor Carlão

    Laura Pereira atingiu grande notoriedade ao chegar à meia-final do programa televisivo The Voice Kids. A sua voz doce e a sua presença cativante levaram o mentor Carlão a convidá-la para cantar consigo na Feira da Serra 2022, perante milhares de pessoas.

    A música está presente na sua vida desde que nasceu: a mãe é acordeonista, o pai canta música tradicional e fado e o irmão toca guitarra, integrando todos o Grupo Folclórico de Faro. Frequentou as aulas de ballet na Escola de Dança Municipal de São Brás de Alportel, com a professora Marta Morais e aprendeu acordeão durante três anos com o professor Hermenegildo Guerreiro.

    Em 2021, entrou como vocalista para o Clube de Música da Escola Poeta Bernardo Passos, sob orientação do professor Hugo Jorge.

    Já em 2022, iniciou aulas de canto com o professor Francisco Brazão, e de piano com o professor Paulo Machado na Rock On Academy.

    Integra o Duo Laura Pereira & Miguel Zeferino, tendo feito apresentações em diversos eventos, nomeadamente no Palco Jovem da Feira da Serra. Como ambos integram o Grupo Folclórico de Faro, que se deslocou à Argentina em setembro, o Duo participou num programa de rádio em Buenos Aires e em espetáculos na Casa de Portugal e no Teatro Coloseo Podestá, em La Plata.

     

    Multimédia23 - João Cavaco – voz e guitarra, um dos autores do programa “Sons de São Brás”

    João Cavaco começou a tocar guitarra aos oito anos e desde muito cedo começou a ter ligação ao mundo da música tendo participado em projetos escolares. Aluno do professor Rui Machado na escola Rock On Academy tem atuado em diversos locais e eventos como é o caso do Festival F, em Faro.

    Sou o João Cavaco, tenho 18 anos e nasci em São Brás de Alportel.

    Aos 18 anos, conta já escreveu algumas músicas e tem uma música gravada e divulgada no âmbito da sua participação no programa “Sons de São Brás” em que o Município de São Brás de Alportel desafiou os artistas do concelho a criarem e a apresentarem novas músicas.

    Atualmente, está a estudar enfermagem na Universidade do Algarve, seguindo os passos de alguns membros da família que também têm esta nobre profissão.

    “A música tem um papel muito importante na minha vida, a música persegue-me para qualquer sítio que vá e sou dependente dela. O João não era o João sem música e quero continuar a conciliar esta paixão com os meus estudos e no futuro com a minha vida profissional”, explica.

  • X. Solidariedade

    Multimédia0

    1 - Carlota Conceição e Milene Gonçalves – Projeto Ponte 2022

    Carlota Conceição tem 21 anos. É natural de São Brás de Alportel onde sempre viveu, estudou e cresceu em São Brás. Licenciada em Educação Básica, pela Universidade do Algarve, está a frequentar o Mestrado do Ensino da Matemática e das Ciências da Natureza de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, na Instituto Politécnico de Lisboa. Amante pelo desporto foi federada e representou o concelho nas modalidades de Ginástica Acrobática e Natação. Quando descobriu a sua paixão pelo ensino integrou a equipa de professores das atividades extracurriculares, em algumas escolas do concelho.

    Também “nascida e criada” em São Brás de Alportel, Milene Gonçalves, tem 21 anos e está no último ano da licenciatura Dietética e Nutrição da Universidade do Algarve. Em paralelo é treinadora de ginástica acrobática. Desde os quatro anos começou a representar São Brás de Alportel em ginástica acrobática, e, não querendo sair deste mundo artístico, tornou-se juíza nacional e treinadora.

    Exerceu estes cargos durante três anos no Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel (CCD) e, neste momento, integra a equipa técnica do Louletano Desportos Clube onde já conquistou vários títulos nacionais. A par do desporto, estuda piano e canto na escola Rock On Academy.

    Carlota e Milene dizem-se aventureiras, amigas do seu amigo, com espírito solidário e prazer em ajudar ao próximo. Por isso, desde 2014 integram o grupo de Jovens sem Fronteiras de São Brás de Alportel.

    Já realizaram diversas iniciativas e atividades de voluntariado e missão distintas, por todo o país e foi em 2022 que a vida decidiu que deveriam abraçar e partilhar aquela que consideram “A Missão das suas Vidas”. 1 mês… outro continente… outra realidade e infinitas histórias para contar…

     

    Multimédia1

    2 - Miguel Martins – médico integrado em Missões Humanitárias

    Miguel Martins especializou-se em medicina pediátrica e, desde 2022 está dedicado ao tratamento da doença oncológica nas crianças no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa.

    Foi recentemente nomeado para fazer parte da nova Direção da Sociedade Portuguesa de Pediatria e é vice-presidente do grupo de jovens especialistas da European Academy of Paediatrics.

    Na área do voluntariado empenhou-se em missões humanitárias com crianças e adolescentes em países como Angola, São Tomé e Príncipe e Madagáscar.