Site Autárquico São Brás de Alportel

Da terra à terra - A Natureza a Circular!

Projeto de Compostagem Doméstica

Compostagem Doméstica

 

Da terra à terra - A natureza a circular!

 

Porque compostar é outra forma de reciclar!

O Município de São Brás de Alportel lançou um projeto de promoção de compostagem doméstica que pretende incentivar a prática da compostagem no concelho.

A separação dos resíduos orgânicos e a sua compostagem permite reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterro e poupa os recursos naturais ao mesmo tempo que produz um fertilizante de grande qualidade.

Este projeto convida os munícipes são-brasenses a candidatar-se a receber gratuitamente um compostor doméstico, equipamento que permite a produção do composto/adubo natural!

Além do compostor, os munícipes que aderirem a esta iniciativa receberão um guia de utilização do compostor e poderão participar em workshops dedicados a esta prática tão ancestral como atual!

 

Inscreva-se e receba o seu compostor gratuitamente!

Como participar?

  • Podem participar neste projeto todos os residentes no concelho de São Brás de Alportel, que vivem numa casa com jardim ou logradouro.
    A inscrição é efetuada mediante entrega da ficha de inscrição:
    > nos Serviços de Ambiente do Município,
    > envio por correio - Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Rua Gago Coutinho n.º 1, 8150-151 São Brás de Alportel
    > ou através de envio de email para compostagem@cm-sbras.pt 

  • As inscrições são consideradas por ordem cronológica de chegada até ao limite do stock existente e são validadas após confirmação presencial, por telefone ou e-mail. 

  • Pode consultar as Normas de Participação, para ficar a conhecer melhor o Projeto de Compostagem Doméstica - Da terra à Terra.

 

 

Org.: Município de São Brás de Alportel | Apoio: Fundo Ambiental / Candidatura Biobairros

Uma iniciativa do Município de São Brás de Alportel com o Financiamento do Fundo Ambiental

 

  • Folheto informativo

    Descarregue o nosso folheto informativo sobre o Projeto de Compostagem Doméstica - "Da terra à terra!"

  • Ficha de Participação

    Podem participar neste projeto todos os residentes no concelho de São Brás de Alportel, que vivem numa casa com jardim ou logradouro.

    A inscrição é efetuada mediante entrega da ficha de inscrição nos Serviços de Ambiente do Município, envio por correio - Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Rua Gago Coutinho n.º 1, 8150-151 São Brás de Alportel ou através de envio de email para compostagem@cm-sbras.pt

    As inscrições são consideradas por ordem cronológica de chegada até ao limite do stock existente e são validadas após confirmação presencial, por telefone ou e-mail.  

     

    A cada participante será entregue 1 Kit de Compostagem, constituído por:

    • 1 Compostor
    • 1 Forquilha
    • 1 Termómetro de solo
    • 1 Guia Prático de Compostagem

     

    Documentos para Download

  • Normas de Participação

    O projeto de compostagem doméstica “Da Terra à Terra” tem como objetivo promover a valorização dos resíduos urbanos biodegradáveis na origem.

    Neste sentido, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel disponibiliza aos munícipes que adiram a este projeto uma alternativa para a gestão dos seus resíduos orgânicos – um compostor doméstico - permite produzir um fertilizante de elevada qualidade, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de resíduos biodegradáveis encaminhados para aterro.

    Fique a conhecer as normas de participação neste projeto e participe: