A Tocha Florida simboliza a maior festa do município, a “Festa das Tochas Floridas”, que acontece anualmente no Domingo de Páscoa.
Durante a madrugada, milhares de mãos unem-se para dar início à preparação do tapete florido que se estende por todo o percurso da procissão. De manhã, a Procissão da Aleluia é o ponto alto da festa onde os homens seguem em duas alas, empunhando com orgulho as suas tochas floridas cantando bem alto e com devoção o hino a Cristo Ressuscitado, “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”.
Sendo que existem 2 versões que contam a sua origem.
> A Versão Popular…
Conta a lenda que, em 1596 a população desta aldeia teria conseguido expulsar os invasores ingleses com o uso de paus (chamados “cachamorras”). Para celebrar esta vitória, juntaram-se os homens em procissão, o que carateriza esta procissão singular, sem andores, onde os homens levam paus enfeitados com flores - as tochas.
> A Versão Erudita…
A Procissão da Aleluia foi introduzida pela igreja em 1731, para honrar Cristo Ressuscitado. A Procissão era realizada por iniciativa das Confrarias e as tochas teriam origem em velas ornamentadas.
A logomarca (símbolo e lógotipo)
Dada a importância que tem a imagem gráfica na identidade de uma logomarca, foi elaboradoum manual com o objetivo de definir e normalizar a imagem corporativa do Município, na utilização da suaassinatura e esclarecer as eventuais dúvidas que possam surgir.
Caso pretenda utilizar a logomarca do Município de São Brás de Alportel poderá fazê-lo, sob supervisão do Município e cumprindo as regras definidas no manual de normas gráficas, para que não haja qualquer subversão do conceito.
Se quiser saber mais sobre a marca ou sobre a sua aplicação contacte-nos através do email gab.grafico@cm-sbras.pt
Abaixo estão disponíveis o Manual de Normas Gráficas do Município de São Brás de Alportel e a logomarca nas versões principal e complementar, a cores e monocolor e disponíveis em vários formatos gráficos (jpg, png, pdf, cdr, ai, eps).