Site Autárquico São Brás de Alportel

Vitor Manuel Martins Guerreiro (PS)
Presidente da Câmara Municipal

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Estimadas e estimados são-brasenses,

É para mim uma honra ter sido merecedor do vosso voto de confiança para liderar os destinos de São Brás de Alportel para o próximo quadriénio. Um compromisso que assumo com humildade e sentido de responsabilidade em defesa deste ambicioso projeto de desenvolvimento para o nosso concelho, centrado na sua maior riqueza: as pessoas.

Neste novo mandato que agora se inicia conto com uma equipa experiente e empenhada na persecução de novos objetivos para a valorização e atratividade do território e melhoria das condições de vida dos são-brasenses. Uma ação contínua, focada na execução rigorosa de um planeamento estratégico bem definido em todas as áreas de intervenção que prioriza a saúde, solidariedade, desenvolvimento económico, vias de comunicação e renovação urbana, educação, cultura, desporto, ambiente e proteção civil.

A Transferência de Competências para as autarquias, o Plano de Recuperação e Resiliência e o quadro comunitário de apoio, são desafios decisivos para uma gestão autárquica próxima e atenta a novas oportunidades de investimento que podem fazer a diferença na qualidade de vida de toda a comunidade.

 

Conto com o envolvimento de Associações locais, instituições e entidades, tecido empresarial, colaboradores da autarquia, todas e todos vós são-brasenses na conquista deste caminho que se constrói passo a passo rumo ao futuro de São Brás de Alportel!

 

Um abraço amigo,

 

O Presidente da Câmara Municipal

Vitor Manuel Martins Guerreiro

  • Perfil e Biografia

    Vitor Manuel Martins Guerreiro nasceu a 12 de janeiro de 1970. Licenciado em Psicologia, atualmente com 50 anos de idade, é natural e residente em São Brás de Alportel, casado e pai de dois filhos.

    Autarca desde os 25 anos de idade, Vitor Guerreiro foi membro da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel de 1995 a 2001 e desde janeiro de 2002 exerceu as funções de vereador a tempo inteiro, no executivo municipal liderado por António Eusébio, eleito pelo partido socialista, desempenhando o cargo de vice-presidente desde outubro de 2005 até 18 de outubro de 2013, data em que assumiu as funções de Presidente da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel.

    Com formação profissional na área das Inspeções Técnicas de Veículos Automóveis, desempenhou funções como inspetor técnico de veículos, na empresa ITV Inspeções Técnicas de Veículos Lda de, 1994 a 2001, no Centro de Inspeções de Veículos de São Brás, onde exerceu o cargo de diretor do centro, de 1997 a 2001, assumindo responsabilidades no âmbito da gestão de todas as atividades do centro, da equipa de funcionários e da gestão do sistema de Qualidade, acumulando, desde 2000, também o cargo de diretor de outro dos centros da empresa, na Guia, em Albufeira.

    A sua participação cívica teve início muito cedo, tendo colaborado ativamente, desde muito novo, no movimento associativo do concelho:

    • Entre 1984 e 2002 foi membro do Grupo Juvenil de Acordeonistas, onde durante 18 anos participou nas inúmeras atuações do grupo um pouco por todo o país;

    • Sócio fundador da Associação Jovem Sambrasense, em 1991, desempenhou nesta coletividade as funções de tesoureiro e de presidente da direção;

    • Enquanto dirigente associativo, desempenhou ainda funções como membro do Conselho Consultivo da Delegação Regional do Instituto Português da Juventude entre 1994 e 1997;

    • No âmbito das atividades associativas, coordenou diversos Campos de Trabalho Nacionais, promovidos pela Secretaria de Estado da Juventude, entre 1994 e 1999;

    • Em 1995 fez o curso de Socorrista da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo colaborado como socorrista voluntário em diversas ações e eventos, onde a Cruz Vermelha Portuguesa participou.

    • Desde dezembro de 2006, desempenha o cargo de secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Musical do Algarve;

    • Entre 2013 e 2019 desempenhou funções de administrador não executivo da ALGAR;

    • Desempenha desde 2014 o cargo de Presidente do Conselho da Comunidade do ACES Central;

    • Presidente da Assembleia Geral das Águas do Algarve desde setembro de 2015;

    • Membro suplente da delegação portuguesa no Comité das Regiões, para as comissões ENVE e ECON até dezembro de 2019 e das comissões SEDEC e NAT desde fevereiro de 2020 até à presente data.

    • Representante da AMAL na Comissão Executiva da RTA desde julho de 2019
       
    • Membro do Conselho Consultivo do Tribunal da Comarca de Faro (2021)
  • Pelouros
    • Planeamento Estratégico
    • Ordenamento do Território
    • Obras e Infraestruturas públicas
    • Renovação Urbana
    • Urbanismo e Licenciamento
    • Sistemas de Informação e Comunicações
    • Proteção Civil
    • Saúde
    • Ambiente
    • Alterações Climáticas
    • Biodiversidade e Florestas
    • Administração Geral e Finanças
    • Gestão do Património Municipal
    • Recursos Humanos
    • Representação Municipal
  • Gabinete de Apoio ao Presidente - GAP

     Chefe do Gabinete de Apoio ao Presidente

    • Cláudia Isabel Vicente Custódio

     

    Adjunta do Gabinete de Apoio ao Presidente

    • Idalina Maria de Susa Ramos Dias

     

    Ao Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara compete em geral:

    • Assessorar o presidente da Câmara nos domínios da preparação da sua atuação política e administrativa, coligindo e tratando os elementos necessários para a rentabilização das propostas por si subscritas a submeter aos outros órgãos do município ou para a tomada de decisão no âmbito dos seus poderes próprios ou delegados;
    • Prestar assessoria nos domínios do Planeamento Estratégico;
    • Acompanhar e prestar assessoria nos domínios da informação e relações públicas, de ligação com os órgãos colegiais do Município e junta de freguesia, bem como de apoio;
    • Promover os contactos necessários e convenientes para um correto funcionamento dos serviços e uma cabal prossecução das atividades a implementar;
    • Coordenar a agenda das audiências e do atendimento às populações;
    • Coordenar com o presidente a política de comunicação interna e externa;
    • Acompanhar o funcionamento das comissões municipais;
    • Organizar o protocolo das cerimónias oficiais do município;
    • Assegurar as relações institucionais do município com os órgãos e estruturas do poder central e dos organismos desconcentrados, com institutos públicos e instituições privadas com atividade relevante no município, assim como com outros municípios e associações de municípios;
    • Exercer as demais funções e ou poderes funcionais que lhe forem cometidos por lei ou por despacho do Presidente da Câmara.
  • Contactos

    Tel. 289 840 023

    Fax. 289 842 455

    E-mail: gap@cm-sbras.pt