Troços / Pontos de Interesse:
A. Extensão: 1017m
* Adro da Igreja Matriz > Centro Histórico > Cemitério (R. Luís Bívar)
B. Extensão: 4140m
* Bengado (pela En270) > Mealhas - Telheiros Tradicionais
C. Extensão: 2073m
** Funchais: * Geoponto (miradouro) - Complexo de pedreiras.
Inicie-se na descoberta do território de São Brás de Alportel, num passeio que o(a) levará pelas artes dos homens, artes de terra e de pedra.
Percurso A
Tome como ponto de partida o centro histórico da vila, onde pode observar, em detalhe, a arte dos mestres canteiros nas diferentes expressões arquitectónicas: nos espaços civis e também nos espaços religiosos, nas pedras tumulares, e também nos locais de culto, como o cemitério.
Percurso B
Desde o Largo S. Sebastião, parta em direcção ao sítio de Bengado, pela EN 270. Faça um pequeno percurso pedestre, por entre terras de grés, e visite os telheiros do bonito Vale das Mealhas, onde se pratica uma das mais antigas técnicas artesanais - a arte da terra, sobre o barro.
Percurso C
Conclua este passeio, tomando novamente a EN 270, mas na direcção inversa, até ao sítio de Corotelo, e siga depois para Funchais, onde encontrará um Geoponto e uma paisagem maravilhosa, sobranceira à vila. A pé, descubra os lugares de extracção da pedra e o ofício do canteiro, antiga arte da pedra.
Leituras recomendadas:
> “O Livro de Alportel”, de Estanco Louro
> “Pelas Veredas da História em São Brás de Alportel”, de José D'Encarnação
Altura do ano recomendada:
> Todo o ano/excepto no Inverno
* Percurso a pé
** Percurso de carro