Site Autárquico São Brás de Alportel

Gabinete Inserção Profissional

Gabinete de Inserção Profissional

Gabinete de Inserção Profissional de São Brás de Alportel cada vez mais dinâmico

O GIP- Gabinete de Inserção Profissional já actua em São Brás de Alportel desde maio de 2012, data em que foi assinado o contrato de objetivos entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Os desempregados beneficiam de um vasto leque de actividades que o GIP, como serviço de proximidade, tem vindo ao longo dos anos a dinamizar, entre as quais:

- Encaminhamento para ofertas de qualificação;

- Informação profissional para jovens e adultos desempregados;

- Apoio na procura ativa de emprego;

- Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional;

- Divulgação de ofertas de emprego e colocação de desempregados nas ofertas disponíveis e adequadas;

- Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;

- Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou actividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho.

Sempre com imenso dinamismo, este gabinete procura constantemente alargar a sua ação e dinamizar ações que possam ir ao encontro das necessidades da comunidade.

Neste sentido, no passado ano de 2014, o GIP promoveu também:

- Visitas às empresas do concelho para divulgação de medidas de apoio à contratação;

- Formação para empresas do concelho no âmbito da medida estímulo 2013;

- Articulação com as empresas e o Instituto de Emprego na apresentação de candidaturas;

Paralelamente, dado o seu envolvimento com as diversas entidades locais, o gabinete estabeleceu diversas parceiras com entidades de intervenção social local, nomeadamente:

- Associação In Loco, no âmbito do Projecto “Linka-te” – que tem como objetivo facultar ferramentas de emprego, aos jovens finalistas do 12.º ano através da dinamização sessões de divulgação de estágios e de procura de emprego;

- Protocolo RSI – equipa que acompanha as famílias beneficiárias de rendimento social de inserção- não só através do apoio à procura ativa de emprego, mas também através da integração de utentes em formação profissional no concelho para que possam aumentar as suas competências de forma a facilitar a sua integração em mercado de trabalho.

- Gabinete do Empreendedor do Município – mediante encaminhamento de desempregados que pretendem apostar na criação do seu próprio emprego, para obtenção de informação e apoios.

  • Gabinete de inserção profissional: 6 anos a promover o emprego em São Brás de Alportel

    A funcionar desde Maio de 2012, data em que foi assinado o contrato de objetivos entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o GIP - Gabinete de Inserção Profissional promove o emprego há 6 anos no concelho.

    Os Gabinetes de Inserção Profissional são estruturas de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com os serviços de emprego, suportam a sua atuação, a nível local, desenvolvendo de atividades que contribuem para a inserção ou reinserção profissional de desempregados.

    A QUEM SE DESTINA?

    Desempregados, jovens ou adultos, que necessitem de apoio na resolução do seu problema de inserção ou reinserção profissional.

    QUE APOIOS PRESTA?

    Para os desempregados

    - Informação profissional para jovens e adultos desempregados

    - Apoio na procura ativa de emprego

    - Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional

    - Encaminhamento para ofertas de qualificação

    - Divulgação de ofertas de emprego e colocação de desempregados nas ofertas disponíveis e adequadas

    - Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu

    - Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho

    Para as Entidades / Empregadores:

    - Divulgação de medidas de apoio à contratação

    - Apoio na seleção de candidatos para ofertas de emprego

    ONDE FUNCIONA? EM QUE HORÁRIO?

    O gabinete de inserção profissional de São Brás de Alportel funciona no Centro de Apoio à Comunidade- Rua Serpa Pinto n.º29. Os dias e o horário de atendimento ao público são às Terças e Sextas feira das 09.00-12:30// 14:00-16:00.

    ONDE POSSO OBTER MAIS INFORMAÇÕES?

    No Centro de Apoio à Comunidade, pelo tel. 289 840 020 ou por e-mail teresa.bernardino@iefp.pt ou gip.sbrasalportel@gmail.com

     

    Sempre com imenso dinamismo, este gabinete procura constantemente alargar a sua ação e dinamizar ações que possam ir ao encontro das necessidades da comunidade, em parceria com a Câmara Municipal e outros serviços e estruturas. A promoção de formação é uma das áreas prioritárias.

    Em complemento à sua atividade regular, no passado ano de 2017, o Gabinete de Inserção Profissional promoveu também: visitas às empresas do concelho para divulgação de medidas de apoio à contratação; formação para empresas do concelho e articulação com as empresas e o Instituto de Emprego na apresentação de candidaturas.

    Paralelamente, dado o seu envolvimento com as diversas entidades locais, o gabinete estabeleceu diversas parceiras com entidades de intervenção social local, nomeadamente: com a equipa de acompanhamento das famílias beneficiárias de rendimento social de inserção, não só através do apoio à procura ativa de emprego, mas também através da integração de utentes em formação profissional no concelho para que possam aumentar as suas competências de forma a facilitar a sua integração em mercado de trabalho; bem como com o Gabinete do Empreendedor do Município, mediante encaminhamento de desempregados que pretendem apostar na criação do seu próprio emprego, para obtenção de informação e apoios.

     

    Para mais informações, contacte-nos: Serviços Sociais do Município - Centro de Apoio à Comunidade – Rua Serpa Pinto, 29, Tel. 289 840 020 / Correio eletrónico: solidariedade@cm-sbras.pt