Site Autárquico São Brás de Alportel

Queimas

Importa definir os conceitos de:

  • Queima: uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração, cortados e amontoados;
  • Queimada: uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho e ainda, para eliminar sobrantes de exploração cortados mas não amontoados.

 

Em São Brás de Alportel de acordo com a vegetação característica geralmente não se realizam queimadas. A queimada necessita de licenciamento, da presença de um técnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros ou de equipa de sapadores.

 

A queima não necessita de licenciamento. Necessita apenas de um telefonema para o 112 ou para o número dos bombeiros de São Brás de Alportel a comunicar a intenção de proceder à queima de sobrantes. Deve indicar o que pretende realizar, onde e quando, assim como dar outros esclarecimentos que lhe possam ser pedidos. A realização de queimas deve ter em atenção alguns condicionalismos que se prendem com o período crítico, índice de risco temporal de incêndio, locais onde efectuar a queima e cuidados a ter.

 

A realização de queimas está interdita durante o período crítico e ainda fora do período crítico desde que se verifique o índice de risco temporal de incêndio de nível muito elevado ou máximo.

 

O período crítico para 2013 é entre 1 de Julho e 30 de Setembro. (Encontra mais informações no separador “Período crítico”.)

 

Através do seguinte link é possível visualizar a previsão de índice de risco de incêndio florestal para hoje: http://www.ipma.pt//pt/ambiente/risco.incendio/index.jsp