Site Autárquico São Brás de Alportel

Os Espaços na Quinta

Quinta do Peral

A Quinta do Peral está dotada de um conjunto diversificado de espaços, para proporcionar ao visitante uma ampla oferta de atividades:

  1. O Centro de Interpretação
  2. A Horta Pedagógica
  3. A Casa do Forno
  4. As Casas dos Animais
  5. O Cantinho da Compostagem
  6. O Parque de Merendas
  7. O Parque da Alfarrobeira


No Centro de Interpretação há muito para descobrir: um espaço de documentação, para consulta de publicações informativas, e uma sala multiusos, que acolhe exposições temáticas, colóquios, ateliers de trabalho, jogos e muitas atividades, com o acompanhamento de um técnico especializado.

Receção / Centro de Documentação
Espaço Multi-usos


Na Horta Pedagógica o Sr. José ensina a preparar a terra, a semear, a mondar, a sachar e regar, atividades do quotidiano da Quinta.
Podemos ver crescer as plantas e acompanhar o amadurecimento dos frutos.
Na Hortinha dos Cheiros, descobrimos a utilidade das plantas aromáticas e medicinais disponíveis na natureza e podemos beber um delicioso Chá na Quinta após uma visita à descoberta na Horta.
Horta dos Legumes
Horta dos Cheiros


Num passeio pelas Casas dos Animais, ficamos a conhecer os verdadeiros residentes desta Quinta: as ovelha, as cabras, as galinhas, os faisões, os coelhos, as rolas, os patos e tantos outros... E, no centro da Quinta, o Lago é um espaço agradável que nos permite observar as aves e as tartarugas.

O Curral, onde vivem os grandes mamíferos (cabras e ovelhas)
O Galinheiro, onde vivem as aves de capoeira (galinhas e galos, fracas, pavões, perus e codornizes)
A Coelheira, onde vivem estes mamíferos roedores
A Passarinheira, onde vivem as aves (rolas e pombos)


A Casa do Forno guarda a sabedoria da cozinha das nossas avós… Com a ajuda da D. Maria, podemos aprender a amassar e a cozer o pão e a confecionar deliciosas compotas, queijos, entre outras iguarias, nas divertidas oficinas de sabores.
Forno a lenha
Espaço de Ateliers


No Cantinho da Compostagem podemos conhecer e participar neste misterioso e ancestral processo ecológico de valorização de resíduos.


Se quisermos fazer um piquenique e descansar um pouco, o Parque de Merendas, junto à Nascente do Riacho, é o local ideal para o lazer e o convívio;


E no Parque da Alfarrobeira temos encontro marcado com a brincadeira, em saudável contacto com a natureza, à sombra de árvores características da região.