Site Autárquico São Brás de Alportel

As Atividades da Quinta

Multimédia0

A Quinta do Peral disponibiliza um conjunto de atividades de caráter regular e pontual, como as alusivas a datas comemorativas, mas também semanas temáticas.

As crianças, as escolas e as famílias poderão (re)viver as tradições rurais, colaborar na realização de tarefas do dia a dia dos animais domésticos, celebrar as festividades do calendário rural, criar espaços de imaginação e criatividade,  ouvir e contar histórias e participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta: a lavoura, a horta, o forno… Um mundo por (re)descobrir.

A participação nas atividades da Quinta, dinamizadas pela equipa de animação, carece de inscrição prévia (mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição, se se tratar de um grupo).

  • Atividades Pontuais

    Atividades diversas que decorrem aos sábados de manhã (“Sábados na Quinta”), de outubro a maio, ou em dias e horários a anunciar. As atividades pontuais são definidas mensalmente.

  • Atividades Regulares

    Estas atividades destinam-se a grupos com, pelo menos, 10 pessoas. Contudo, podem ser desenvolvidas por participantes individuais quando integram a programação dos “Sábados na Quinta”, que é definida mensalmente.  OFICINA DE SABORES – OS SABERES TRADICIONAIS NÃO OCUPAM LUGAR- Como se fazem as compotas- Como se faz o queijo e o almece- A sopa da Quinta- Figos cheios à moda da D.ª Vitória- Um chá na QuintaVISITAS TEMÁTICAS- À descoberta dos animais da Quinta- À descoberta das plantas da Quinta – árvores, arbustos, ervas aromáticas e hortícolas- Trilho ambiental – à descoberta do Barrocal- Visita ao Moinho do Bengado – “era uma vez uma espiga que se fez pão”- Visita à pedreira - uma aventura geológica- Experiências no mundo da agricultura biológicaATELIÊS “DO VELHO FAZ NOVO”- Como fazer um mini-compostor- Reinventar com papel usado (papel reciclado e modelagem de objetos)- 1000 usos para 1 rolha de cortiça- Construir fornos solares- Construir “Jardins suspensos”- Fazer sabão caseiro a partir de óleo alimentar usado- “Traz o teu resíduo e dá-lhe vida nova”JOGOS TRADICIONAIS- Saltar à corda- Saltar ao elástico- Jogo da macaca- Jogo do pião- Corrida de Sacos- Corrida de andas- … e muitos outrosENCONTROS NA QUINTA- A consulta do médico veterinário- O apicultor, “tratador de abelhas”- O artesão que trabalha o esparto- A artesã que faz empreita- Aventuras com o Cão de Água PortuguêsAPRENDENDO A BRINCAR- “Pedipaper”- Caça ao tesouro- Jogos ambientais

    PASSEIOS DE BURRO…com o simpático Burro "Griséu"