Site Autárquico São Brás de Alportel

Grupo Executivo

Centenário de São Brás de Alportel

O Grupo Executivo é responsável pela coordenação das Comemorações do Centenário enquanto evento coletivo.

  • Objetivos
    1. Dignificar a evocação histórica dos acontecimentos de 1914;
    2. Honrar a memória dos cidadãos responsáveis pela elevação a concelho;
    3. Dar um corpo coeso e plural às Comemorações do Centenário;
    4. Promover a reflexão coletiva sobre a identidade da comunidade e seus valores;
    5. Contribuir para o conhecimento da história do concelho;
    6. Reforçar a identidade cultural;
    7. Envolver a população, como um todo, nas Comemorações do Centenário, mobilizando vontades e incentivando iniciativas;
    8. Planificar e gerir, em conjunto com a CC, o programa das Comemorações do Centenário no período estabelecido para tal.
  • Competências
    1. O Grupo Executivo tem as seguintes competências:
      1. Receber e apreciar as propostas apresentadas pelas entidades locais e pelos munícipes;
      2. Articular com as demais entidades e personalidades que apresentam propostas, de modo a assegurar a boa prossecução dos objetivos subjacentes às comemorações;
      3. Coordenar e envolver as unidades orgânicas da câmara municipal, assegurando a gestão dos recursos humanos, financeiros, materiais e patrimoniais necessários à consecução das atividades;
      4. Elaborar um programa estruturado, sustentável e exequível para as comemorações, no qual se inclui o calendário das iniciativas e dos trabalhos a realizar, com os custos correspondentes;
      5. Apresentar o programa elaborado e todas as suas alterações para avaliação e ponderação do CC;
      6. Dinamizar e desenvolver as condições necessárias à prossecução do programa das comemorações;
      7. Promover a realização do programa definido e zelar pelo rigor da sua execução orçamental e temporal;
      8. Assegurar a divulgação das iniciativas e atividades junto da população, através de meios considerados eficientes;
      9. Alimentar a página do município com informação atualizada relativa ao programa das comemorações;
      10. Utilizar o logotipo selecionado pela CC e identificar as soluções de comunicação que assegurem a notoriedade e identidade visual das comemorações;
      11. Elaborar até ao termo do mandato um relatório final a ser presente ao executivo municipal e à CC;
      12. Exercer os demais atos necessários ao seu bom funcionamento e ao cumprimento dos seus objetivos e competências.

    2. Compete ao coordenador do Grupo Executivo:
      1. Assegurar a representação do GE em todos os atos públicos
      2. Proceder à articulação institucional com a CC e com o executivo municipal;
      3. Coordenar os trabalhos do GE e assegurar o cumprimento das suas deliberações;
      4. Solicitar colaboração de entidades públicas ou privadas para as atividades comemorativas e coordenar essa colaboração;
      5. Exercer as demais competências que lhe forem atribuídas pelo GE, pelo executivo municipal e pela CC.
  • Composição

    O Grupo Executivo é composto por um coordenador convidado e por profissionais da câmara municipal:

    1. Vitor Guerreiro – presidente da câmara municipal,
    2. Emanuel Sancho – coordenador do GE,
    3. Dora Barradas – técnica superior da câmara municipal,
    4. Teresa Oliveira – técnica superior da câmara municipal,
    5. Custódia Reis – técnica superior da câmara municipal,
    6. Josélia Gonçalves – chefe do gabinete de apoio à presidência.