Site Autárquico São Brás de Alportel

Edições Anteriores

Multimédia0

 

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel foi uma das autarquias pioneiras no país a iniciar, em 2006, um processo de Orçamento Participativo, levando junto da população uma tarefa até então apenas exclusivamente desenvolvida por autarcas e técnicos.

Entendemos na altura, tal como agora, que decidimos melhor quando ouvimos mais! E por isso é nossa prioridade dar continuidade a este processo e continuar a fazer da elaboração anual do Orçamento da Câmara Municipal, uma oportunidade de ativar a nossa democracia e aproximar os nossos munícipes da vida da sua autarquia!

 

Resultados do Orçamento Participativo de anos anteriores

  • Proposta vencedora do Orçamento Participativo 2021

    Campo público de Basquetebol é o projeto vencedor do Orçamento Participativo 2021 de São Brás de Alportel

    Após a participação ativa dos são-brasenses tanto na fase de propostas como na fase de votação, eis que chegou ao fim o processo de Orçamento Participativo de 2021, tendo sido vencedora a proposta de criação de um Campo de Basquetebol público no perímetro urbano da vila.

    No final de 2020, o Município de São Brás de Alportel lançou, mais uma vez, o processo de Orçamento Participativo tendo desafiado os munícipes a apresentar projetos que pudessem ser concretizados com uma verba não superior a 70.000,00 euros.

    Após análise das propostas apresentadas, em função da sua exequibilidade, 6 passaram à fase de votação que decorreu durante o mês de janeiro, tendo contando com uma forte participação, sobretudo por via online.

    A criação de um Campo de Basquetebol público no perímetro urbano da vila, foi a proposta mais votada, com 282 votos; seguiu-se a valorização do Parque da Azinheira, com 95 votos; a criação de um posto de bicicletas partilhas, com 46 votos, no 2.º e 3.º lugar da preferência dos são-brasenses. A criação de um baloiço na Serra do Caldeirão – elemento de interesse; a requalificação da rua Luís Bívar e a requalificação e identificação das rotundas foram as propostas menos votadas com apenas 20, 19 e 6 votos respetivamente.

    A proposta de criação de um Campo de Basquetebol público no perímetro urbano da vila, que visa reforçar os espaços disponíveis ao público para a prática desportiva informal colheu a preferência dos munícipes são-brasenses e por isso será concretizada pelo município, estando neste momento a ser iniciados os trabalhos com vista à elaboração do projeto.

    Envolver a comunidade na vida e no futuro do concelho de São Brás de Alportel é o objetivo deste instrumento de gestão pública participada que a autarquia iniciou em 2006.

    Desde então, os munícipes têm mostrado a sua capacidade para pensar o concelho, sendo responsáveis por um largo conjunto de propostas que são hoje uma realidade para todos.

     

     
  • Proposta vencedora do Orçamento Participativo 2019

    Parque canino foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo 2019 de São Brás de Alportel

    Após a participação ativa dos são-brasenses, tanto na fase de apresentação de propostas como na fase de votação, chegou ao final o processo de Orçamento Participativo de 2019, tendo sido vencedora a proposta de criação de um parque canino.

    A proposta vencedora da edição de 2019 do Orçamento Participativo são-brasense consiste na criação de um parque canino, para treino e lazer, com instalação de bebedouros, zona de lazer e bem-estar, área vedada, pista de treinos, caixotes de lixo, sacos para dejetos, entre outros equipamentos, para dar melhores condições de treino e lazer aos animais domésticos existentes no concelho,. Por ter recolhido o maior numero de votos, por parte da comunidade são-brasense, a proposta dará lugar a um projeto para executar em 2019, em terreno municipal ainda a designar.

    O Município de São Brás de Alportel lançou, mais uma vez, o processo de Orçamento Participativo tendo desafiado os munícipes a apresentar vários projetos que pudessem ser concretizados com uma verba não superior a 70.000,00 euros.

    Após uma primeira fase de recolha de propostas, houve lugar a um processo de seleção, atendendo à exequibilidade das mesmas, tenso sido apuradas para votação 5 propostas, ordenadas seguidamente, de acordo com a preferência dos munícipes, traduzida em numero de votos: a criação de um Parque Canino, o projeto artístico “E Nacional Art2”, o projeto de arborização da Circular Norte, a criação de um miradouro junto à Igreja Matriz e o projeto de rearborização do Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais Cobertas.

    Envolver a comunidade na vida e no futuro do concelho de São Brás de Alportel é o objetivo deste instrumento de gestão pública participada que a autarquia iniciou em 2006. Desde então, os munícipes têm aderido a este exercício, prestando um importante contributo na escolha dos investimentos que entendem mais relevantes para o concelho.

    A concretização do Parque Roberto Nobre, o Espaço Desportivo do Jardim Carrera Viegas, a Praça da República, o Parque das Amendoeiras, a Reabilitação da Entrada Nascente e até o Skate Parque nasceram justamente de propostas apresentadas ou defendidas pelos munícipes nos Orçamentos Participativos que há uma dúzia de anos trouxeram para a rua o processo de elaboração do orçamento municipal.

     

     
  • Proposta vencedora do Orçamento Participativo 2017

    Nova fase da Rede de Passeios Acessíveis é o projeto eleito pelos são-brasenses no Orçamento Participativo para 2017

     

    A Rede de Passeios Acessíveis de São Brás de Alportel vai ser ampliada para as ruas Machados dos Santos e Matos Proença durante o próximo ano. A decisão foi tomada pelos são-brasenses no âmbito do Orçamento Participativo e visa valorizar uma obra pioneira no Algarve e no país, no sentido de tornar São Brás de Alportel um concelho mais inclusivo.

    O projeto vencedor do Orçamento Participativo para 2017, a opção D entre as quatro propostas apresentadas, é a nova fase de execução da Rede de Passeios Acessíveis, com a execução de passeios em falta nas ruas Machados dos Santos e Matos Proença, estabelecendo uma ligação totalmente acessível da Rua João de Deus à Rua Serpa Pinto, incluindo a criação de três passadeiras acessíveis e a ampliação da Rede de Passeios Acessíveis para as habitações a norte do arruamento.

    Dando continuidade ao projeto “São Brás Acessível para Todos”, com o alargamento da extensão da Rede de Passeios Acessíveis, esta nova fase de execução de trabalhos constitui um investimento de cerca de 60 mil euros.

    Para além do exercício de escolha entre quatro propostas sujeitas à votação foram ainda apresentadas 17 sugestões, muitas das quais  integradas na proposta de orçamento e outras que estão a ser analisadas para futuros investimentos.

    O Orçamento Participativo é uma medida de democracia participativa, assente na partilha de uma tarefa do executivo municipal com a comunidade, lançando o convite aos são-brasenses para intervir na definição dos investimentos do município. Com este objetivo, São Brás de Alportel foi o primeiro município do Algarve a instituir o Orçamento Participativo, no ano de 2006, e um dos primeiros do país.

     

     
  • Resultados do Orçamento Participativo 2016

    Resultados do Orçamento Participativo 2016

     

    Terminado o prazo para a votação das quatro propostas apresentadas no Orçamento Participativo para 2016 apresentamos os resultados da votação dos munícipes:

    Multimédia0

    A > Valorização do Parque da Fonte Férrea com criação de represa/ lago natural e espaços para atividades - 17%B > Requalificação da Rua 5 de Outubro e abertura de novo arruamento de ligação à Rua Miguel Dias de Andrade - 6%C > Criação do Parque das Amendoeiras (quarteirão adjacente junto à Av. Liberdade) - 74%D > Requalificação da Rua Padre Sena Neto (do Centro de Saúde à Rotunda do Centro Escolar) - 3%

     

    A proposta mais votada foi a Proposta C - Criação do Parque das Amendoeiras, com 74% dos votos.

    Assim, este projeto irá integrar o Orçamento Municipal para 2016 e será executado durante o próximo ano.

     
  • Resultados do Orçamento Participativo 2015

    Resultados do Orçamento Participativo 2015

     

    Terminado o prazo para a votação das quatro propostas apresentadas no Orçamento Participativo para 2015 apresentamos os resultados da votação dos munícipes:

    Multimédia0

    A) Espaço Desportivo – 7,4%B) 1.ª Fase da reabilitação da Entrada Nascente – 56,7%C) Circuito de Manutenção – Variante Sul – 3,9%D) Valorização do Parque da Fonte Férrea com represa – 27,7%

    A proposta mais votada foi a Proposta B - 1.ª fase de reabilitação da Entrada Nascente do concelho, com 56,7% dos votos.

    Assim, este projeto irá integrar o Orçamento Municipal para 2015, que ndia 22 de outubro de 2014, foi aprovado em reunião de câmara, onde foi incluida a proposta mais votada neste orçamento participativo e será executada durante o próximo ano.

     

    Conheça as propostas que os São-brasenses nos indicaram nos formulários:
    Notas de análise: N.º*  Proposta
    Falta concretizar 1 Plano de Salvaguarda e Valorização do Património
    Em análise 1 Cobertura no JI Corotelo - estrutura de sombreamento no recinto desportivo
    Em Plano Ação 1 Criação de estacionamento junto à Rua António Bentes - norte (junto a futuro Parque Amendoeiras)
    Em análise 1 Escoamento das águas pluviais - R. Gago Coutinho 1-18
    Em curso 1 Melhoria dos passeios da vila
    Em curso 2 Acessibilidade para todos / Desimpedimento dos espaços públicos - esplanadas / Rampas
    Já integrado 2 Criação de hortas comunitárias  - distribuidas por quem precisa
    Em curso 1 Passadeiras bem sinalizadas
    Em análise 1 Pavimentação de caminho perpendicular à Av. São Brás, atrás da Loja do Automóvel
    Em análise 1 Construção de Parque de Merendas no Parque Roberto Nobre
    Falta concretizar 1 Parque para crianças melhor
    Em curso 1 Rampas para cadeira de rodas
    Em curso 1 Mais eventos para a população
    Já integrado 1 Lancil do lado direito da Av. no sentido da Rotunda para São Brás centro
    Em análise 1 Lancil na Rua Machados dos Santos, no sentido Av- Centro de Saúde
    Em análise 2 Reabilitação da Entrada Poente, após Secundária, com bancos etc - valor estimado 40.000€
    Em análise 2 Canil para animais abandonados / centro de recolha oficial de animais de rua  c/ vertente pedagógica
    Plano de Ação - Oficina das Artes 1 Espaço multiusos para os jovens do concelho - Antigo Lagar
    Plano de Ação - Requalificação da Av. Liberdade 4 Renovação do piso da Avenida da Liberdade / Reabilitação
    Em análise 1 Levantamento de todo o material de revestimento de amianto das escolas públicas do concelho
    Protocolo em curso 4 Apoio para fardamento digno para Banda Filarmónica de São Brás de Alportel+ Apoio ao projeto "Banda vai à escola" e à escola de música da ACREMS
    Em análise 1 Projecto faseado com retorno (consumos evitados) e potenciador de novas fases geográficas de iluminação LED pública nocturna solar independente c/ carregamento de baterias durante o dia)
    Em análise 1 Pequeno campo de golfe c/formação para jovens
    Em curso 4 Skate Parque
    Em análise 1 Apoio às associações de caçadores para defesa da floresta em horas de máquinas de limpeza
    Plano de ação 1 Saneamento em Almargens - Estrada da Escola ao cruzamento para Tareja
    Já integrado 3 Saneamento em Mesquita / saneamento em Peral e Mesquita
    Em análise 1 Reparação do muro de suporte da estrada, junto à escola secundária, que ameaça cair
    Em análise 2 Caminho de Vale Galega - colocação de gravilha para tapar buracos (parece 1 ribeiro)
    Em análise 1 Criação de ciclovia até ao barranco do Velho
    Em curso / projeto Envolve + Mais viver  Mais Aprender 1 Acompanhamento de idosos que vivam sós /espaços de atividades comunitárias 
    Em análise 1  Espaços de intercambio para pessoas desempregadas e/ou em dificuldade e possibilidade de desenvolver projetos de empregabilidade,em favor da autarquia e desenvolvimento local,ou com projeção externa.
    Em análise 1  Promoção das Artes e letras com conferências,tertúlias,criação de uma cinemateca,espetáculos de qualidade
    Em curso 1 Apoio à manutenção das escolas rurais
    Em análise 1 Mais transportes para empregar mais residentes
    Em análise 1 Mini Museu no Centro Historico
    Em análise 1 Oferecer equipamento de proteção individual de incêndios em espaços naturais para proteção dos soldados da paz e criação de centro de formação e treino para bombeiros
    Plano de ação 1  Reabilitação do jardim Carrera Viegas c/quiosque, expansão da relva natural, alargamento da zona de exercicio fisico para os mais idosos.

    Obrigado pela sua participação!

     
  • Breve RESUMO | ORÇAMENTO PARTICIPATIVO | OBRAS EXECUTADAS 2006>2015

     

    Breve RESUMO | ORÇAMENTO PARTICIPATIVO | OBRAS EXECUTADAS 2006>2015

    9 anos de Orçamento Participativo

    7 edições realizadas | 15 projetos relevantes

    Ano

    Orçamento Participativo

    Obra

    Montante

    Obs.

    I. 2006

    OP 2007

    Parque Roberto Nobre

    189.000,00€

     

    Circular Norte II Fase

    1.572.000€

    Projeto de execução faseada

    II. 2007

    OP 2008

    Construção de Campo de Futebol Relvado - Parque de Desporto e Lazer

    500.000€

     

    Reabilitação da Entrada Sul

    208.028€

     

    Centro de Artes e Ofícios

    663.413€

     

    III. 2008

    OP 2009

    Complexo Municipal de Ténis – Parque de Desporto e Lazer

    156.000€

     

    Ampliação da Escola Secundária

    1409.740€

    Concretizado em 2010

    Requalificação do Mercado Municipal

    872.500

    Concretizado em 2010

    IV. 2010

    OP 2011

    Loja Social

    34.553€

     

    V. 2011

    OP 2012

    Circular Norte 3.ª fase

    2.435.000€ 

    O projeto foi posteriormente dividido em 2 fases, concluídas em 2014 e 2015

    Centro de Convívio de Parises

    80.000€ 

     

    Oficina da Música

    75.000€

     

    VI. 2012

    OP 2013

    Requalificação do Jardim Carrera Viegas – criação de espaço desportivo

    55.000€ 

     Projeto posteriormente reajustado

    VII. 2014

    OP 2015

    Praça da República

    140.000€

     

    Execução da 1.ª fase da Reabilitação da Entrada Nascente

    158.741€ 

    Concretizado 

    VIII. 2015

    OP 2016

     Parque das Amendoeiras

     

    Concretizado