Site Autárquico São Brás de Alportel

Festa das Tochas Floridas

Multimédia0

 

Designação |Festa das Tochas Floridas Data | Domingo de Páscoa Organização/Parceria| Associação Cultural Sambrasense, Câmara Municipal e Paróquia de São Brás de Alportel

Locais: Ruas da Vila

Breve descrição | A Procissão da Ressurreição, em São Brás de Alportel, vila do sotavento algarvio, é uma manifestação singular do sentir de um povo.

Ao sabor da fé, em cada domingo de Páscoa, cobre-se de flores o chão e ergue-se a tocha ao alto, ao ritmo do refrão, em honra a Cristo ressuscitado.

“Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia, Aleluia!” Este é o grito que ecoa pelas ruas, cobertas de flores. A vila está engalanada, as varandas são enfeitadas, com bonitas colchas. O dia é de festa!

O Largo de São Sebastião amanhece vestido a rigor com os tapetes floridas e uma mostra de Sabores de Pascoa com produtores locais.

Durante a tarde, o Adro da Igreja Matriz acolhe o encontro de sons e sabores, onde pode assistir a espetáculos de música popular e adquirir doces e petiscos regionais. Não deixe de provar as típicas amêndoas tenras de São Brás.

Entrada Gratuita

 

Candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular
A Procissão
Nota Histórica
Programa
Concurso Fotografia Digital
Galeria de Fotos
Semana Santa
Concurso de Tochas Floridas
Flower Torch Festival
Evento inclusivo