Programa | Centenário do Município | 1 de Junho

Multimédia0

Acompanhe as comemorações do 100º Aniversário do Concelho, os discursos, os eventos e todas as iniciativas que se realizaram para marcar este dia.

• Hastear da bandeira

10:00h | Paços do Município

A celebração de 100 anos de história enquanto concelho contou com a presença do vice-presidente da Assembleia da República, Guilherme Silva, na cerimónia protocolar do Hastear da Bandeira.

• João Rosa Beatriz, fundador do concelho de Alportel.

10:15h | Paços do Município

Após o último acorde do Hino Nacional, inesperadamente, João Rosa Beatriz, fundador do concelho de Alportel, surge de uma janela do edifício dos Paços do Concelho para falar “à gente da sua terra”, numa evocação do passado, que surpreendeu a multidão presente pela originalidade da homenagem ao homem que esteve na origem da efeméride que se assinalou neste dia e pela mensagem atual que deixou ecoar.

(mensagem proferida por Luís Vicente, num momento de recriação evocativa de 1 de junho de 1914, no edifício dos Paços do Concelho)

• Cortejo Comemorativo com Instituições e Associações Locais

10:30h | Paços do Município

Um Cortejo com quase um milhar de participantes, das muitas instituições e coletividades locais, que desfilaram desde o Paços do Município até à Praça da República, numa profusão de cor e sentir.

• Inauguração Oficial da Praça da República

11:00h | Praça da República

Na inauguração oficial da Praça da República Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, fez-se acompanhar do vice-presidente da Assembleia da República para descerrar a placa inaugural deste novo espaço, cuja requalificação é um marco no plano de renovação do centro urbano da vila. Sem quaisquer barreiras urbanísticas, a nova Praça da República é mais um projeto integrado no Plano “São Brás de Alportel Acessível a todos”. Um justo tributo à República, no centenário do município cuja história está intimamente associada à história da implantação do novo regime em 1910; que para manter o seu espírito de sã rebeldia da Juventude, com o envolvimento dos mais jovens, desde a conceção do projeto até toda a sua concretização.

• Sessão Solene Comemorativa

11:20h | Praça da República

Seguiu-se na recém inaugurada Praça da República a Sessão Solene Comemorativa, durante a qual foram agraciadas as associações e entidades locais e entregues insígnias municipais a um conjunto de personalidades.

A Insígnia Municipal de Valor e Altruísmo distinguiu Walter Sulzer, Maria Manuela Andrade e Sousa Fernandes e Maria de Sousa Belchior; três percursos de vida que constituem um exemplo na comunidade. A César Correia, Abílio Barros e Júlio Negrão foram atribuídas Insígnias Municipais de Mérito, como reconhecimento dos seus notáveis feitos. Por fim, foram entregues as Insígnias Municipais de Honra, simbolicamente representadas pela Chave do Município a João Pires da Cruz, António Eusébio, António José Pires Bica e José de Sousa Pires (os dois últimos a título póstumo), antigos Presidentes da Câmara Municipal democraticamente eleitos, assim como ao Prior José da Cunha Duarte.

• Festa da Criança 2014 - Comemorações do Dia da Criança

15:00h> 19:00h | Jardim Carrera Viegas

A feliz coincidência do Dia do Município coincidir com o Dia da Criança permitiu incluir nestas celebrações um momento muito especial para os mais pequenos: mais uma edição da Festa da Criança que decorreu no Jardim Carrera Viegas e que proporcionou a todos os meninos e meninas que estiveram presentes uma tarde recheada de animação e divertimento, com insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais entre muitas outras brincadeiras.

• Inauguração da Exposição “São Brás de Alportel 1914”

17:00h | Galeria Municipal

Com o intuito de honrar o passado e oferecer uma visão documentada dos tempos que antecederam a fundação do concelho, cem anos depois, a Comissão das Comemorações do Centenário organizou a exposição "São Braz d’Alportel 1914" inaugurada na Galeria Municipal pelas 17h00. Esta iniciativa consiste numa mostra informal, que reúne documentação de finais do século XIX e inícios do século XX de grande relevância para o concelho, oferecendo um trajeto histórico ao longo de um período tão significativo para São Brás de Alportel.

• Romagem ao Mausoléu do Fundador do Concelho, João Rosa Beatriz

18:00h | Cemitério Municipal

Um dos momentos mais simbólicos destas celebrações foi a Romagem ao Mausoléu de João Rosa Beatriz, fundador do concelho, no Cemitério Municipal, num tributo ao Passado, ao som de acordes de violino. Ao final da tarde, perto das 18h00, o executivo municipal, acompanhado por membros da Comissão das Comemorações do Centenário e demais ilustres são-brasenses, deslocou-se ao mausoléu de João Rosa Beatriz e igualmente ao Mausoléu da família Passos, num gesto de humilde e sentida homenagem perante empenho e dedicação daqueles que foram os principais responsáveis pela fundação do concelho de São Brás de Alportel.

• Concerto Comemorativo do Centenário com
  • Concerto Comemorativo do Centenário com "Miguel Gameiro & Pólo Norte"

22:00h | Praça da República

As Comemorações do Centenário do Município encerraram com o espetáculo musical "Miguel Gameiro & Pólo Norte", incluído na “tour” dos 20 anos da banda portuguesa, numa Praça da República repleta para acolher o primeiro de muitos eventos.

• “Parabéns” a São Brás de Alportel

23:30h | Praça da República

O aguardado momento de cantar os “Parabéns” a São Brás de Alportel e apagar as 100 velas de um bolo de aniversário muito especial, elaborado por diversos estabelecimentos de doçaria, num desafio lançado à produção local, e servido pelos jovens são-brasenses.

• Espetáculo pirotécnico

23:45h | Praça da República

O dia culminou com um maravilhoso e inesquecível espetáculo pirotécnico que deslumbrou o céu são-brasense durante 10 minutos, em mais uma alusão simbólica às 10 décadas de história celebradas neste dia imbuído de Alma São-Brasense!