Site Autárquico São Brás de Alportel

Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes

Centro de Apoio à integração de migrantes de São Brás de Alportel, 12 anos de portas abertas ao Mundo

CLAII

 

O Município de São Brás de Alportel atento à realidade da sua população e de modo a dar resposta e apoio às necessidades do crescente fluxo de imigrantes, inaugurou a 27 de novembro de 2006, o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) de São Brás de Alportel, atualmente designado por Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).

De acordo com o Serviço de Estrageiros e Fronteiras (SEF), em 2016 São Brás de Alportel apresentava um universo de 1062 residentes com nacionalidade estrangeira, distribuídos por 51 nacionalidades diferentes, que representa mais de 10% da população total e que consubstancia uma das maiores riquezas do concelho, assentes na diversidade cultural.

A pensar neste setor da população, o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes resulta de um protocolo de cooperação entre o Alto Comissariado para a Imigração e as Minorias Étnicas (ACIME), atualmente denominado por Alto Comissariado para as Migrações (ACM), Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Associação In Loco, que tem como missão promover uma resposta integrada às questões relacionadas com a imigração, constituindo um serviço de informação, descentralizado, que dedica a sua intervenção ao apoio e à resolução das questões que se colocam aos imigrantes.

Desde a sua implementação, o Centro registou mais de 1900 atendimentos personalizados, que se prendem sobretudo com questões relacionadas com a legalização e a nacionalidade, verificando-se também algumas situações de vulnerabilidade social emergente, para as quais se tem disponibilizado o apoio necessário e indispensável, com vista à sua resolução.

Ao longo destes anos, o Município de São Brás de Alportel, tem vindo a consolidar o trabalho desenvolvido na área da interculturalidade, nomeadamente, no que respeita à inclusão, diálogo intercultural, proximidade e integração da população imigrante.

Dos mais diversos exemplos, podemos destacar a construção participada do Plano Municipal de São Brás de Alportel para a Integração de Imigrantes, que permitiu a atualização do diagnóstico inerente à situação dos imigrantes a residirem no concelho e a construção de um conjunto de medidas de promoção da inclusão dos imigrantes, para o período de 2015 a 2017.

Este plano formalmente chegou ao fim, contudo a relevância das medidas nele delineadas e estabelecidas exigem a sua manutenção e continuidade, em prol de um concelho dinâmico e inclusivo, no que concerne à adoção e implementação de políticas de acolhimento, integração e de práticas inspiradoras de âmbito local reconhecidas a nível nacional.

 

Para obter mais informações, queira dirigir-se a este serviço, no Centro de Apoio à Comunidade, situado na Rua Serpa Pinto, tel. 289 840 020.

 

Apresentação Reunião Regional Final CLAIM 2019

  • O que é?

    O CLAII é um espaço de informação, descentralizado, que visa ajudar a responder às questões que se colocam aos imigrantes.

  • Onde funciona?

    O CLAII funciona num gabinete do Centro de Apoio à Comunidade – Rua Serpa Pinto, n.º 27/29.

  • A quem se dirige?

    O Centro dirige-se a toda a população imigrante do concelho de São Brás de Alportel, qualquer que seja a sua nacionalidade, religião ou etnia.

  • Contactos

    Pode obter mais informações no Centro de Apoio à Comunidade [R. Serpa Pinto, n.º 29] pelo tel. 289 840 020 ou e-mail: cac@cm-sbras.pt